Aprosoja MT não concorda com os novos aumentos de impostos

Publicado em 23/05/2016 11:04
Aprosoja MT não concorda com os novos aumentos de impostos

As tentativas de aumentar impostos para conter os desequilíbrios entre dívida e receita, tem sido um dos assuntos mais debatidos nos últimos dias. A nível Federal, o novo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já afirmou que serão necessárias medidas duras para que o país volte a crescer.

E não só a Federação, mas os Estados também enfrentam uma seria crise. No Mato Grosso, o governador Pedro Taques (PSDB) encomendou uma série de estudos sobre os impactos que a taxação das commodities teria na economia do estado. 

A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) já se posicionou contra os aumentos das tributações.

"Nós contrapomos com dados do Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) mostrando que mais de 51% do ICMS estadual é fonte do agronegócio", explica o presidente da Associação, Endrigo Dalcin.

Uma das medidas solicitadas seria revogar a Lei Kandir. A isenção das commodities vigora desde 1996, por meio da legislação. Pelo texto, as commodities primárias exportadas devem ser isentas de ICMS.

O Instituto também calculou em 2015 que se houvesse uma alíquota de 9% de ICMS para soja, os agricultores teriam um saldo final negativo de R$ 436,90 por hectare. Nessa situação, pequenos e médios agricultores sairiam da atividade, levando à concentração de terras e à intensificação de capital estrangeiro.

Atualmente, o setor produtivo dá a sua contribuição para o estado, seja pelos impostos que a atividade gera em outros setores, seja pela tributação paga, como o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab), onde o agro represente 71% de todos os recursos recolhidos via Fundo, quase R$ 560 milhões em 2015.

A Aprosoja MT também destaque o aumento de impostos não atingirá somente o agronegócio, já que 50% de seu produto interno bruto (PIB) vêm desse setor. "Um aumento de tributação diminuiria a geração de emprego e renda, isso é muito sério", destaca Dalcin.

"Precisamos, neste momento, colocar regras no FEX (Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações), para que o recurso chegue aos estados produtores, com data e valor estabelecidos. Essa é o novo objetivo junto a FPA (Frente Parlamentar da Agricultura)", acrescenta o presidente.

Fethab 2

Outro risco de aumento de encargos é a proposta de dobrar a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), com a implantação do chamado “Fethab Regional”.

A proposta do Governo é dobrar por tempo determinado a contribuição das commodities para acelerar projetos de investimento em regiões consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Atualmente, os produtores de soja recolhem 9,6% da Unidade Padrão Fiscal (UPF) sobre cada tonelada produzida. Com o “novo” Fethab, essa contribuição vai para 19,2%.

"O Mato Grosso foi dividido em nove regiões, sendo que cada um delas terá uma conta especifica para alocar os recursos e, um pacote de obras que deverá ser realizado com a contribuição", explica Dalcin.

Segundo ele, os fundos regionais serão extintos após a conclusão das obras de infraestruturas, sendo previsto um mínimo de sete anos.  O controle da verba e as obras que terão prioridades serão realizados pelo conselho do Fethab, que é composto pelas entidades representativas do agronegócio no estado.

O tema está sendo discutido com agricultores e pecuaristas pela Associação e a Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso). O presidente afirma que nas primeiras reuniões houve grandes restrições dos produtores ao aumento da contribuição "da forma como está posta, mas prevemos alterações", destaca.

Veja mais:

>> Associação dos Municípios quer aumentar impostos sobre a produção agrícola do MT. Deputado quer taxar "os barões da soja"

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul