PSOL pede inconstitucionalidade dos benefícios tributários dos defensivos agrícolas

Publicado em 05/07/2016 16:21
PSOL pede inconstitucionalidade dos benefícios tributários dos defensivos agrícolas

O PSOL foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade buscando suspender os incentivos fiscais aos defensivos agrícolas, questionando duas normas tributárias sendo uma delas o Decreto 7.660/11 e a outra o Convênio 100/97 - o Convênio 100 - do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A primeira concede isenção de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) aos defensivos agrícolas, e a segunda possibilita que Estados reduzam a base de cálculo do ICMS incidente sobre os produtos em até 60% nas operações interestaduais.

Para o diretor executivo da Aprosoja Brasil , Fabrício Rosa, essa é mais uma medida que tem como único objetivo o de dificultar a produção de alimentos. "Essa ação do PSOL é para que sejam tirados os benefícios dos defensivos. Hoje temos 60% de rebate na circulação dos defensivos entre os estados, então, se quer onerar em 60% os custos dos impostos em cima desses produtos. Então, eles estão na contramão do que todos estão fazendo, querendo aumentar a inflação de alimentos, prejudicando várias cadeias", diz. 

A ação ainda está no início, porém Rosa afirma que a instituição já está se posicionando contra a mesma de forma a evitar prejuízos maiores daqui em diante."A questão dos defensivos hoje talvez seja o número 1 entre os gargalos dos produtores do campo. De acordo os últimos números do Imea, pela primeira vez o produtor de Mato Grosso está gastando mais com defensivos do que com fertilizantes, essa relação sempre foi contrária", explica.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro