Por que alguns produtores conseguem colher 140 sacas/ha de soja e outros ainda mantém médias de 50 sacas por mais de uma década?

Publicado em 07/07/2016 13:38
Entrevista com o dr. Dirceu Gassen

O estudo do engenheiro agrônomo, Dirceu Gassen, apontou que a produtividade média da soja no Brasil quase não sofreu alterações desde 2009, ficando entre 45 a 50 sacas por hectare nas últimas décadas.

No entanto, através de concursos, não raramente, é possível encontrar produtores com rendimento de até 140 scs/ha. No torneio que premia a maior produtividade do Brasil, por exemplo, as médias dos 10 melhores classificados ultrapassaram 100 scs/ha, desde 2013.

Paralelamente os custos de produção para a soja crescem em uma velocidade superior, que só não torna a atividade insustentável devido às valorizações também no campo das cotações.

"Agora, o preço é bom para quem colhe bem, mas ruim para baixas produtividades", ressalta o engenheiro agrônomo.

Diante desse cenário Gassen considera que o país não expressa todo seu potencial produtivo para a cultura da soja. No caso dos grandes rendimentos, "a diferença está na qualidade dos processos de produção, que atende a demanda diária da planta", acrescenta.

Apesar dos problemas climáticos como os vivenciados na safra 2015/16, que causaram perdas significativas nas culturas, "as lavouras de modo geral precisam ser melhor manejadas no sistema, especialmente entre as safras".

Nos resultados dos concursos, Gassen explica que a população de plantas varia entre 26 e 60 plantas/m², com espaçamento entre linhas de 45 e 76 cm, incluindo semeadura cruzada. "Precisamos melhorar a distribuição e espaçamento de plantas, a profundidade e o exagero nas sementes e velocidade de semeadura", acrescenta.

Para o engenheiro agrônomo o potencial de produção é definido por semeadura, semente de qualidade e a proteção inicial. Além disso, o perfil de solo também é fundamental para o desenvolvimento das plantas.

De maneira geral, a cobertura vegetal e a rotação de culturas, com diversidade de biomassa aparecem como fatores convergentes nas lavouras de alta produtividade.

Dirceu Gassen é um dos convidados do III Seminário A Voz do Campo que acontece em agosto, na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. Confira mais informações sobre o evento, que contará com a cobertura completa do site Notícias Agrícolas no link a seguir:

>> III Seminário A Voz do Campo acontece em Gramado/RS de 11 a 13 de agosto

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas