Chuvas de 60 mm contribuem para a germinação da soja em Maringá (PR)

Publicado em 14/10/2016 10:45
Lavouras estavam sem chuvas há mais de 20 dias. Ainda assim, replantio não está descartado em algumas áreas. Produtores também se preocupam com baixa disponibilidade das sementes. Cerca de 70% da área projetada para essa temporada já foi cultivada. Poucos negócios antecipados foram realizados nesta safra.

Em todo o estado do Paraná, o plantio da soja da safra 2016/17 já está completo em 37% da área projetada para essa temporada. As informações foram reportadas pelo Deral (Departamento de Economia Rural do estado), em sua atualização semanal sobre o andamento da safra. Na região de Maringá, a semeadura do grão chega a 70%.

E, após 25 dias sem chuvas, as precipitações retornaram à localidade, tranquilizando os produtores e contribuindo para a germinação das sementes. “Tivemos uma chuva boa, perto de 60 mm. Ainda assim, algumas lavouras não terão boa qualidade, em uma ou outra poderá ser necessário fazer o replantio”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi.

A grande preocupação com o replantio é decorrente da baixa disponibilidade das sementes nesta temporada. “Por isso, o produtor precisa ser cauteloso e procurar orientação técnica. É preciso avaliar se o stand é suficiente para ter uma boa produtividade e também a soja tem uma grande capacidade de recuperação”, pondera a liderança sindical.

Clima

Por enquanto, as previsões climáticas ainda indicam chuvas para o final da tarde desta sexta-feira (14) na região. As precipitações ainda deverão aparecer na próxima semana, com isso, a perspectiva é de consolidação do plantio, conforme ressalta Borghi.

Custos de produção

Para essa temporada, os produtores rurais também gastaram mais para fazer o planejamento da safra. “Compramos os insumos e sementes com o dólar mais alto e, agora com o recuo na moeda, os produtores terão um descompasso. Ainda precisamos ver o comportamento do câmbio no início de 2017”, alerta o presidente.

Em relação aos negócios antecipados, a liderança ainda sinaliza que poucos negócios foram feitos para a safra de verão. “Os agricultores fizeram vendas na safra passada e depois os preços estavam melhores. Então os produtores estão mais cautelosos”, finaliza Borghi.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira