Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça

Publicado em 02/12/2016 11:33
Entidade apoia pedido de afastamento do ministro Sarney Filho
Confira entrevista de Marcos da Rosa - Presidente Aprosoja Brasil

Podcast

Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça

 

Download

Na última terça-feira (29), o Serviço Florestal brasileiro lançou em Brasília uma plataforma que disponibiliza os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para consulta pública. Tendo em vista que a situação pode criar constrangimento ou problema para os produtores rurais, que a partir de então podem ter suas informações divulgadas, o Notícias Agrícolas conversou com o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa.

O presidente explica que apenas 8% do território nacional é utilizado pela agricultura e 19% para a pecuária. 61% do território, por sua vez, é preservado. "Toda hora o Ministro do Meio Ambiente está com uma novidade para tirar o sossego dos produtores", diz o presidente.

Ele relata que a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) está esperando o momento adequado para tomar uma medida judicial em relação ao caso - se possível, até mesmo um mandado de segurança. A resposta deverá vir nos próximos dias. Enquanto isso, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, também entra em processo na Advocacia Geral da União (AGU) para disponibilizar também o nome e o CPF dos produtores que realizaram o CAR.

"Por outro lado, essa ação deve estar finalmente assinando a saída dele do Ministério do Meio Ambiente. A maior parte dos CAR foram entregues. Fizemos a nossa parte e a mensagem para o produtor é que vamos tirar o ministro. Ele não serve para o Brasil, para o produtor e para o meio ambiente", declara.

Marcos acredita que até a próxima semana também já deverá haver um posicionamento do presidente Michel Temer sobre a saída do ministro Sarney Filho, que é cobrada pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto