Cotações da soja sobem em Chicago com números positivos de embarques de soja americana e clima na América do Sul

Publicado em 09/01/2017 17:23
Negócios no mercado interno estão parados e estímulo para novas vendas só acontecerá com soja voltando acima dos R$80,00/saca. Mudança de patamar pode vir com valorização do dólar
Confira a entrevista de Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado

Podcast

Cotações da soja sobem em Chicago com números positivos de embarques de soja americana e clima na América do Sul

 

Download

 

Nesta segunda-feira (9), uma movimentação positiva para o mercado da soja na Bolsa de Chicago indica a volta do olhar para os fundamentos - com relatório de embarques do Departamento dos Estados Unidos (USDA) trazendo o número de 1,5 milhão de embarques para a última semana e com as notícias climáticas na Argentina que podem apontar para problemas na safra do país.

De acordo com o analista de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, os números da semana passada de embarques, que foram baixos e refletiram no mercado, eram referentes à dias fracos nos negócios, com o Ano Novo e o feriado nos Estados Unidos no dia 2.

A expectativa, agora, é para o discurso da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que será no dia 20 de janeiro. No momento, o analista acredita que há uma "guerra de informações" que deve ser avaliada de forma mais serena. Ele lembra que grande parte da mídia americana não foi a favor de Trump, mas avalia que "Trump não deve fazer nada para prejudicar o produtor americano", que, em grande maioria, apoia o partido Republicano.

Brandalizze diz que Trump não deve criar obstáculos para o segmento seguir exportando. Caso haja alguma barreira, o impacto beneficiaria diretamente os produtores da América do Sul, mas isso não deve ser colocado como um fator certo. Por outro lado, a China ainda dependeria da soja americana, pois Brasil e Argentina, juntos, não conseguem exportar a quantidade necessária para abastecer o mercado chinês.

Ele lembra também que os chineses trabalham com dois estilos de moeda e que possuem um câmbio flutuante controlado, o que pode levar o país asiático a não desvalorizar tanto a sua moeda para a importação e torná-la mais valorizada para a exportação, para que os preços chineses sejam mais competitivos. Esse estilo já é mantido, mas com um diferencial pequeno entre uma posição ou outra. Brandalizze acredita também que os americanos dependem muito dos produtos chineses, logo, não existe a possibilidade de o produto chinês sair do mercado americano.

No Brasil, as exportações estão paradas, com produtores segurando suas vendas no momento. Ele alerta os produtores que este é um momento de cautela. O dólar já se encontra abaixo dos R$3,20, logo, "já não é interessante forçar a venda", diz, já que é um momento de calma, com final de safra e início de colheita. "Temos o ano para negociar e devemos ter maior oportunidade daqui para a frente", conclui.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação