Em Balsas (MA), Sementes Cajueiro investe em cultivares adaptadas à região

Publicado em 31/01/2017 13:22
Confira a entrevista de Idone Luiz Grolli - Proprietário da Sementes Cajueiro
Lavouras contam com sistema de irrigação e sementes são colhidas com umidade entre 14% e 18%. Após a classificação, sementes são armazenadas em ambientes climatizados, com temperaturas entre 15ºC e 20ºC. Empresa aposta em cultivares de soja, milho, feijão e arroz com alto potencial produtivo, resistência de doenças e tolerância às altas temperaturas

Durante a última Rota Tecnológica da Aminoagro, a jornalista Fernanda Custódio, do Notícias Agrícolas, esteve na Sementes Cajueiro, em Balsas (MA), onde conversou com o proprietário, Idone Luiz Grolli, sobre a produção de sementes no estado do Maranhão.

Grolli explica que a propriedade está a 350 metros de altitude, próxima à Linha do Equador e conta com altas temperaturas. Com isso, a produção utiliza um sistema controlado, com irrigação, testes de pré-colheita, colheita das sementes com umidade abaixo de 14%, processo de secagem até 12% e um ambiente climatizado de 15 a 20°C.

As sementes, para serem consideradas aptas para a venda, devem ter 90% de germinação e estar acima de 80% de vigor. Dependendo da demanda do produtor comprador, a semente pode ser entregue tratada ou branca.

Como se trata de um local único, as sementes também são produzidas a partir de variedades que se dão bem no local. A genética é adaptada ao ciclo e às condições climáticas da região, considerando também a resistência às doenças. Com isso, vem se alcançando altas produtividades, elevando a região para o nível das outras regiões brasileiras. Hoje, o objetivo é ficar acima dos 3000kg por hectare para a soja e buscando os 6000kg por hectare para o milho safrinha.

A produção de sementes é feita entre a primeira quinzena de outubro e o final do mês de fevereiro, no mesmo período de plantio da safra de soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário