Soja segue tendência de baixa com menor demanda chinesa pelo grão e maior oferta de farelo argentino com redução de impostos

Publicado em 16/02/2017 17:00
Confira a entrevista de Mário Mariano - Analista da Novo Rumo Corretora
Soja brasileira segue pressionada por entrada da safra e queda do dólar frente ao real
Nesta quinta-feira (16), o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) teve um dia negativo, com quedas significativas de 15 a 18 pontos nos principais vencimentos, devolvendo os ganhos obtidos na última sessão.

 

De acordo com o analista de mercado Mário Mariano, da Novo Rumo Corretora, a última sessão vinha apontando uma alta baseada na expectativa de chuvas na Argentina para o final de semana e também em uma movimentação maior na margem de esmagamento dos Estados Unidos. As exportações não seguem em ritmo acelerado, mas o México participou com um movimento de compra.

No entanto, na sessão de hoje, o mercado trabalhou realizando lucros e também com a expectativa de que a produção na Argentina pode ser ainda maior do que o esperado. Somada com a produção brasileira, que deve ser de mais de 105 milhões de toneladas, com base nas principais estimativas, o mercado entende que não haverá desabastecimento de soja a nível mundial.

Outros fatores, como a baixa no farelo de soja, provocada por rumores de que os argentinos irão diminuir para 20% (dos 27% atuais) o imposto sobre a exportação do produto e também pelas baixas margens de esmagamento na China, provocadas pela gripe aviária, além da diminuição de importação de óleos vegetais por parte da Índia que também estariam exercendo certa influência negativa sobre o complexo soja.

Mariano diz que, com todos esses componentes somados, o impacto negativo não se apresentou totalmente, mas graficamente, a tendência é de baixa para o mercado da soja na CBOT.

No Brasil, os produtores se encontram retraídos em função do câmbio, mas o analista diz que "no curto prazo, não adianta esperar por uma reviravolta no mercado".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário