Ferrugem rompe a barreira das carboxamidas na soja

Publicado em 09/03/2017 12:47
Alerta no campo: Ferrugem rompe a barreira das carboxamidas, a última molécula atuante na defesa da soja

Nesta última quarta-feira (8), o FRAC Brasil ( Comitê de monitoramento de resistência de fungos à fungicida) divulgou que já começaram a aparecer resistências às carboxamidas (SDHI). Falhas de controle foram verificadas em áreas comerciais e experimentais nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul durante a safra 2016/17.

O professor Carlos Alberto Forcelini, da Universidade Federal de Passo Fundo, diz que a notícia "preocupa e afeta um grupo químico", que ainda havia apresentado resistência aqui no Brasil. Logo, é possível que algumas partes do país já possuam uma diminuição na sensibilidade do fungo à carboxamida, "mas ainda é preciso avaliar a amplitude disso a nível nacional", explica Forcelini.

Empresas e pesquisadores irão realizar coletas e análises na próxima safra para verificar as resistências nas mais diversas regiões. O professor aponta que o problema identificado está na incapacidade do fungicida de alcançar e afetar a enzima do fungo - que, neste caso, seria a enzima responsável pela produção de oxigênio.

A partir de agora, portanto, os produtores não devem aumentar o número de aplicações ou de dose com produtos a base de carboxamidas, mas proteger e permitir a cultura da soja por mais tempo no campo, combinando manejos diferentes para manter as carboxamidas funcionando efetivamente por mais tempo.

Obedecer o vazio sanitário, aumentar o controle e o manejo para que o fungo não seja trazido de safras anteriores e trabalhar de uma maneira "mais preventiva do que curativa" são algumas formas de controlar esta nova ameaça no campo.

O surgimento de novas moléculas, como aponta o professor, é um processo caro - logo, deve levar de 7 a 8 anos para novas moléculas surgirem no país. "Temos que trabalhar com os produtos que temos na mão. Temos esse desafio grande a médio prazo na cultura da soja", diz.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação