Consolidação de safra recorde na América do Sul deixa mercado da soja frouxo em Chicago e pressão nas cotações continua

Publicado em 15/03/2017 18:32
Consolidação de safra recorde na América do Sul deixa mercado da soja frouxo em Chicago e pressão sobre as cotações deve continuar
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Alberto Pasquini Tangará Da Serra - MT

    Estamos aqui no Mato Grosso e a safra foi muito sofrida com as chuvas, e o maior problema é fazer a soja dar padrão de exportação. Além disso a receita no campo caiu mais de 30% devido a queda de Chicago e, mais ainda, pela queda do dólar... e o que me preocupa é que os sensacionalistas continuam falando em super safra, e se esquecem de falar do deficit de receitas no campo, o que vai proporcionar dificuldades extremas para o agricultor...

    1
    • Antonio Silva Curitiba - PR

      Então vamos começar a mentir e dizer que a safra brasileira quebrou e que vai faltar soja!

      3
    • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA Dourados - MS

      Caro Antônio, concordo com você, alguém tem que contrapor mas não resolve eu ou você falar ou escrever onde quer que seja, alguém que nos representa precisa fazer isso.

      O nosso papel estamos fazendo o de cobrar, mas acho que somos muito mal representados, e mais, muitos desses que poderiam fazer isso parecem que jogam duplo.....quer saber estamos fritos. " ACORDA BRASIL"

      0
    • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA Dourados - MS

      Eu teria uma solução muito fácil, mas sei que muitos dos nossos não poderiam fazer por conta de dívidas que precisam ser pagas. Precisávamos deixar de plantar pelo menos um ano, ai íamos conhecer quem é quem, porque os que vivem da nossa desgraça iriam passar fome.

      5
    • Antonio Silva Curitiba - PR

      Caro Dalmo, que bom ver alguém com bom senso e ponderação escrevendo aqui. O papel dos analistas e consultorias, neste caso, é o de dar a informação mais precisa possível sobre os fatores que impactam a formação do preço da saca de qualquer commoditie agrícola. Infelizmente, muitos ainda faltam com a verdade, seja por despreparo, seja por más intenções. De qualquer forma, o fator "tamanho da produção brasileira" é um dos principais pontos a ser comentado a cada safra, e, nesta safra, tudo indica uma produção cheia e recorde (felizmente ou infelizmente). Isso nos mostra como a produção agrícola no Brasil vem evoluindo (com destaque óbvio para os produtores, que são os protagonistas deste sucesso), além de de ter havido um clima positivo neste ano para o desenvolvimento da safra na maior parte dos estados produtores (ainda bem, não?). Como falei, os produtores não deveriam "bater" tanto nestes analistas ou consultorias pois a maior parte deles está fazendo um bom trabalho e trazendo informações verídicas, ou será que os produtores com bom senso gostariam de ver os analistas passando informações não verídicas no momento (como quebra de safra) apenas para o preço da saca disparar? Isso seria um desserviço, além de falta de honestidade, tudo que combatemos hoje em todos os âmbitos da economia e política brasileira. O produtor deveria, sim, unir forças na busca de um melhor tratamento das questões específicas do campo que são diretamente ligadas ao governo (como custeio, linhas de crédito, renegociação de dívidas e etc.), isso através de suas associações e representantes eleitos, pois apenas dessa forma haverá maior equidade e um maior reconhecimento da importância do produtor agrícola brasileiro para a economia do país. O fato é: a supersafra brasileira é uma realidade e uma conquista produtiva de todos (e principalmente dos produtores brasileiros), doa a quem doer. Um abraço e que tenhamos mais diálogo entre os setores.

      6
    • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA Dourados - MS

      Concordo em parte com você Antonio, mas há fatos que me intrigam, pois nunca vi alguem partir de uma safra cheia e vir reduzindo á medida que as intempéries acontecem. Muito pelo contrário, fazem de tudo para manter as produtividades altas e consequentemente a produção, embora a super safra que muitos falam é por conta de aumento de área, pois individualmente a realidade muitas vezes é outra se pensarmos regionalmente. "Com a palavra os produtores".

      Já participei uma época de reuniões de acompanhamento de safra e deixei de participar por não concordar com a maneira com que se levanta os dados.

      Mas essa discussão é dificil e longa se formos esclarecer de fio a pavio como se diz.

      Resumindo, o que não concordo é que no processo quem mais perde é o produtor porque a safra para ele é a que sobra no bolso, regada a muito suor e sacrificio, enquanto que muita gente ganha nesse meio de caminho sem se esforçar.

      " O PRODUTOR SEMPRE PAGA A MAIOR PARTE DA FATURA"

      0