DIRETO DE GENEBRA - Compradores de soja estão bem estocados. Alta deve ser aproveitada, junto com opções de compra

Publicado em 24/04/2017 12:46
Confira entrevista de Miguel Biegai - Analista da OTCex Group, de Genebra (Suiça), centro mundial do comércio de grãos. Economista brasileiro recomenda que produtor venda no físico e garanta possibilidade de alta, com opções de compra (call). Apesar da demanda permanecer firme, maior alta só virá com problemas climáticos na safra americana.
Confira entrevista de Miguel Biegai - Analista da OTCex Group

Podcast

Miguel Biegai - Analista da OTCex Group

 

Download

A cidade de Genebra, na Suíça, é a capital mundial da comercialização de grãos no mercado físico, concentrando as principais corretoras e traders do mundo. Nesta cidade, está localizado o economista brasileiro Miguel Biegai, que trabalha na OTCex Corretora. Nesta segunda-feira (21), Biegai conversou com o Notícias Agrícolas para explicar e destacar a importância desse mercado.

De acordo com Biegai, a cidade é estratégica por ser possível conversar com Ásia e Américas dentro de um mesmo dia. Por isso, ela acabou concentrando muitas empresas grandes da área de comercialização de commodities. Genebra lida com o mercado de balcão, logo, a negociação de prêmios nos portos é definida, em boa parte, na cidade.

Mercado da soja

Hoje, o mercado da soja iniciou o dia em alta em Chicago. Biegai lembra que há uma forte resistência do contrato julho/17 na casa dos US$9,70/bushel e que o mercado precisa de um fator novo e forte para romper essa linha, ocasionada por uma resistência gráfica que está escorada no lado fundamental. Os compradores na Ásia estão relativamente tranquilos e acomodados porque houve uma safra recorde nos Estados Unidos e na América do Sul. Além disso, a nova safra norte-americana também tem um bom início. Com isso, o momento seria ideal para que os vendedores realizassem alguns negócios.

De acordo com as informações do economista, o mercado está bem abastecido no curto prazo e não há uma vontade grande de formar mais estoque. No entanto, a demanda se encontra forte - se houvesse problema de demanda, os preços estariam mais baixos.

Na visão de Biegai, o mercado não deve ficar abaixo dos US$9/bushel pois, neste caso, os produtores do mundo não realizam vendas. Ele também acredita que os preços baixos dos últimos anos foram responsáveis por incentivar o consumo a crescer nos últimos anos, logo, "o mundo não tem mais direito a erro em termos de produção. As safras tem que ser continuamente cheias para não haver 'estouro' de preços", aponta.

Operações de call

Ele destaca para a funcionalidade das operações de call, facilitando o lucro dos produtores. Ele exemplifica isso da seguinte maneira: se o produtor possui 500 toneladas de soja paradas no silo, o recomendado é vender o físico e comprar o equivalente a 500 toneladas em call na bolsa. Se o preço subir, os produtores participam da alta como se ainda tivessem essas 500 toneladas.

Essa lógica de proteção no mercado vale para qualquer commodity. Quando você ganha o dinheiro de uma call, esse valor deve ser declarado no Imposto de Renda, mas pode ser abatido de operações que obtiveram prejuízo.

Soja no mundo

A demanda por soja convencional, de acordo com o economista, está cada vez menor. Os compradores estão cada vez mais aderindo à soja transgênica, que é mais barata. Há um prêmio elevado por soja convencional, mas é um mercado que está diminuindo, ano após ano, o seu nicho.

O petróleo, por sua vez, como "rei das commodities", afeta todas as outras em um aspecto macro. No entanto, um problema no plantio americano pode ser mais importante para a formação dos preços da soja do que uma queda eventual do petróleo.

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação