Estoque mundial de soja em alta traz segurança a compradores e limita movimento de alta em Chicago

Publicado em 10/05/2017 17:40
Em dia de relatório do USDA, mercado da soja em Chicago devolve ganhos e encerra abaixo dos US$ 9,70 para julho
Confira a entrevista com Marlos Correa - Analista Insoy Commodities

Podcast

Marlos Correa - Analista Insoy Commodities

 

Download

Em dia de relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) teve um encerramento negativo, com quedas de cerca de 3 pontos nos principais vencimentos, porém, com uma grande variação ao longo de todo o pregão.

De acordo com o analista de mercado Marlos Correa, da InSoy Commodities, o início da semana foi de bons ganhos em Chicago, focado nas expectativas para o relatório de hoje. Na tarde desta quarta-feira (10), o mercado já segurou suas expectativas. Um estoque mundial de 90 milhões de toneladas foi divulgado pelo departamento, o que deixa o mercado mais seguro, "tirando o pé" das posições.

Uma projeção de safra americana também começa a se desenhar. Os problemas climáticos influenciam com um plantio demorado e as chuvas continuam nessa semana no cinturão de grãos. O relatório de plantio, divulgado na última segunda-feira (8), estava aquém da média dos últimos anos, de acordo com o analista.

Por mais que a produtividade prevista para a safra americana tenha sofrido uma diminuição, estes números ainda não são concretizados. Caso o plantio se recupere, é provável que os Estados Unidos atinja uma safra de soja de 125 milhões de toneladas, podendo ainda também ocorrer uma maior migração de área de milho para a soja em função do atraso no plantio.

Os números do USDA, até o momento, são mais conservadores. A safra da América do Sul, por sua vez, está longe de acontecer. Assim, a safra americana entra no enfoque e o mercado de clima será um importante fator de monitoramento para acompanhar os preços em Chicago.

Para os produtores, Correa recomenda cautela com a safra nova, aconselhando participação aos poucos para cobrir os custos de produção e eventuais pendências.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª