Com clima favorável ao plantio e menor demanda para esmagamento nos EUA, soja perde força em Chicago e encerra estável

Publicado em 15/05/2017 17:35
Com demanda já conhecida e oferta ainda incerta, mercado aguarda desenvolvimento da soja americana para direcionar cotações. Novas oportunidades de negócios devem surgir durante período de florescimento e enchimento de grãos nos EUA
Confira a entrevista com Ênio Fernandes - Consultor em Agronegócio

A segunda-feira (15) foi de altas para o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), mesmo com o fator do clima favorável para a safra dos Estados Unidos, que mantém as condições de plantio adequadas.

De acordo com o consultor de mercado Ênio Fernandes, isso ocorre porque os fundos estão bastante vendidos, em função de uma menor exposição ao risco climático.

Entretanto, o relatório de plantio nos Estados Unidos, divulgado na tarde de hoje, destaca uma área plantada de 32% de soja (2016/17 - 34%; semana passada - 14%) e 71% para o milho (2016/17 - 73%; semana passada - 47%).

A rápida evolução do plantio deve trazer números baixistas para o pregão de Chicago a partir do pregão noturno. Na América do Sul, mesmo que condições climáticas desfavoráveis afetem a Argentina e o Paraguai, os números já estão mantidos.

Agora, as traders enfrentam problemas com navios contratados que precisam ser carregados - e o produtor brasileiro continua relutante a vender. Por este fator, os prêmios no interior estão acima dos valores praticados nos portos.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira