Produtor de Guarapuava-PR conta o segredo para produzir 149 sacas de soja por hectare. É o novo recorde do desafio do CESB

Publicado em 05/07/2017 12:25
Confira a entrevista com Marcos Seitz - Produtor Rural
A média foi obtida em uma área experimental de 5 hectares, mas mostra o potencial de crescimento da média de produção no Brasil

O produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), participou do último desafio de máxima produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e atingiu uma produtividade média de 149,02 sacas em uma área experimental de 5 hectares.

Ele conta que este é um trabalho realizado há mais de 30 anos e que conta com um cuidado extra na questão da estrutura física e química do solo. Essa área escolhida para a participação no concurso contou com espaçamento reduzido e uma adubação mais alta. Ele lembra que a soja, naturalmente, possui um potencial genético expressivo - portanto, os tratamentos fitossanitários apenas auxiliam em um maior rendimento.

Seitz destaca que "a maioria dos produtores esquecem da questão básica de agricultura, que é o solo" e aponta que uma produtividade melhor existe um investimento para salientar o potencial de produção da soja que não está sendo explorado.

O custo de produção da área comercial do produtor é de R$2900 por hectare. Para a área experimental, este custo foi de 30% a 40% maior. Contudo, a área comercial alcançou uma produtividade de 79 sacas por hectare.

O próximo desafio de Seitz, agora, é chegar nas 160 sacas por hectare. O clima - que ajudou bastante neste ano - tem que ser favorável, assim como a questão de pragas e doenças.

Para outros produtores, ele deixa o recado de que a coisa mais importante é "ter amor pelo seu trabalho". "Não tem nada mais gratificante do que produzir alimento para o mundo", afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário