Clima seco nos EUA e forte demanda pela soja americana deram tom positivo às cotações da soja em Chicago nesta segunda-feira(07)

Publicado em 07/08/2017 17:41
Primeiras estimativas para relatório do USDA da quinta-feira (10) mostram recuo de pouco mais de 1 milhão de toneladas na soja e 10 milhões de toneladas no milho

A segunda-feira (7) foi positiva para a soja na Bolsa de Chicago (CBOT), com altas de mais de 10 pontos nos principais vencimentos. De acordo com Marcos Araújo, analista da Lansing Trade Group, a condição climática nos próximos 10 dias para as lavouras norte-americanas influencia nas cotações, com um tempo seco, de temperaturas mais amenas, diminuindo o impacto negativo.

As chuvas da última semana trouxeram uma certa tranquilidade, refletida no relatório de condições de lavouras divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que trouxe 1% de alta nas lavouras boas a excelentes para os norte-americanos, que agora estão em 60%. O milho, que foi a cultura que mais sofreu com as intempéries climáticas, teve queda de 1%, a 60%.

Além da questão climática, a demanda também começa a ser analisada para o momento atual do mercado e a China continua sendo o maior importador da oleaginosa, com um forte ritmo de crescimento. Uma redução dos estoques norte-americanos também pode acontecer no próximo relatório do USDA.

O mercado também espera que o USDA deva diminuir a produção da safra atual para 114,6 milhões de toneladas. As estimativas para o milho são mais prejudiciais para a cultura e trazem a possibilidade de uma quebra de 10,3 milhões de toneladas.

Neste momento, o produtor brasileiro deve trabalhar com cautela. Ele aconselha a estratégia de proteção de preços na BM&F, de forma ter uma garantia para a receita em reais.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto