Provocação do dia: produtores reclamam dos preços, do USDA, do Notícias... mas não diminuem a oferta!!!

Publicado em 11/08/2017 20:01
Debate no NA sobre a queda nos preços da soja depois dos surpreendentes números do USDA. Quem errou? Como reagir? O que esperar? Marcos da Rosa, presidente da Aprosoja Brasil, diz que as análises tem de focar nos estoques; Aleks Horta ouviu Jack Scoville que diz não esperar novas altas; Carla Mendes acompanhou os sites americanos, que também foram pegos de surpresa; e Joâo Batista Insiste que o produtor tem de fazer hedge, para evitar perdas... e vc, qual sua posição????
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Ah! Uma coisa que achei muito importante, quando o senhor disse que sentia uma certa injustiça quando os internautas do FALA PRODUTOR "atiram pedras na Geni" e, citou o passo a passo que todos fazem para colher as informações para serem repassadas aos ouvintes... Ve-se que é um trabalho árduo...

    Não costumo entrar no mérito das previsões de preços, pois são previsões e, como tais podem sofrer PREconceito. O mercado tem muitosssss senões, no qual vou me apoiar? Veja que é uma questão de "posicionamento". É lógico que todos seguem uma lógica, mas quem possuem todas as informações?

    A maioria dos produtores tem consciência do que deve ser feito para obter uma boa produção, mas quando entra no campo financeiro, fica a merce dos especialistas e das poucas empresas que dominam o mercado (BUNGE, CARGILL, ADM, DREYFUS).

    Todas as decisões de compra dos insumos para a produção é regida por um mercado de concorrência perfeita, mas na hora de vender a produção, o produtor vê-se diante da regra do mercado de oligopólio.

    Poucos lembram-se da crise que derrubou "muitos" nos primeiros anos do governo Lula, pois os insumos e a soja são cotados em dólar e, essa moeda sofreu baixas entre o plantio e a colheita das safras 2003/2004 e 2004/2005. Na época o Conselho Monetário Nacional autorizou novos vencimentos das dividas dos produtores junto aos bancos, pois mesmo colhendo volumes normais a renda era insuficiente para honrar seus compromissos.

    Enfim, a cada época um problema para ser resolvido e, ..."OS FAZENDEIROS CONTINUAM FAZENDO!!!".

    Veja que o alimento deve ser produzido, os amantes da natureza (produtores rurais) nunca vão deixar de existir, pois é desse mel (contato com a natureza) que ele se alimenta.

    5
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    ...outra coisa, a soja e o milho, sem fato novo, anida não chegou ao fundo do poço... e por que?.. ponham os pes no chao...olhem a produçao..olhem o consumo( consumo não é compra nem venda nem embarque)o consumo é quantidade gasta pelos consumidores e estes consumidores tem um ciclo operacional para aumentarem seus estoques e consequentemente seu consumo...mas preferem tratar oferta e demanda como a historia de bilbilia da criação do mundo..feito tudo numa semana..vi materia neste espaço de produtor pagando encargos de 1,8% ao mes para manter estoque de soja a espera de preços...vai quebrar pagando isto ou jogar muito dinheiro fora...era facil falar a verdade ao produtor e quem so é papagaio que passe um esparadrapo na boca e o produtor como dizia dizia minha avo fate furbo...

    10
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Caro João... o USDA também erra... mas Carla Mendes...DAUD..Pricila Paiva.. e mais um monte de gente que joga para a torcida deveria avaliar melhor antes de propagar coisas fora da realidade envolvendo a produção..a maioria deles não conhece a atividade a ponto de emitir opinião factivel sobre impactos do clima nas safras..são meros repassadores ..bem aí criam um ambiente de quebra de safra geral e quando não se configura o erro é do USDA...olha o caso da soja..o problema de plantio havido ja estava precificado na produtividade...e o falta de chuva e calor foram menos intensos..e o produtor que acredita nos mero repassadores e criadores de opinião ficou agarrado ao MICO...e com o perjuizo no bolso...nestes últimos 2 anos deve ser a terceira vez que vejo isto...numa empresa ha também o clube da fofoca..no mercado tambem..o produtor sabe desde o seu tatatravo que safras normais seguidas e demanda normal geram baixos preços..e se seguir este principio pode até perder de vez em quando mas perde pouco;;menos que seguir os louros do mercado e do jornalismo..a biblia continua errada..esta inocencia do produtor de e seguir o que gosta de ouvir um dia vai terrminar..e aí os baloteiros de plantão ficarão falando sozinhos...ah aprosoja..eu teria vergonha até no Paraguai o produtor paga menos pela semente...menos pelo adubo..bem ai eu pergunto a aprosoja nas previsões de safra é confiavel...os orgaos que deveriam defender o produtor parecem uns galinhos de briga..mas so parece..se achar que não é so mostrar os resultados...mas sem balela...numero..preto no branco..dar palestrinha na roça junto com o canal do JBS patrocinado pelas multi...é simples e facil ate a cahorinha do seu saul faz...

    7