Soja aguarda números finais do Crop Tour e encerra 4ª feira com leves ganhos em Chicago

Publicado em 23/08/2017 16:39
Marcelo De Baco - Analista de Mercado
Cancelamento da compra de 640 mil toneladas de soja norte-americana pela China também movimentou o mercado. Produtores brasileiros ainda poderão ter oportunidades de fechar negócios para a nova safra. Atenção voltada ao comportamento do câmbio.

LOGO nalogo

Marcelo de Baco, analista de mercado da de Baco Corretora, destaca que o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) tem sido bastante influenciado pela repercussão do clima na colheita norte-americana e como este fator irá influenciar de fato. Na sexta-feira, o mercado aguarda pelos resultados finais dos principais Crop Tours e o que estes podem trazer de notícias sobre a oleaginosa do país.

Ele aponta que ainda há espaço para surpresas em termos de volume de safra. De acordo com o que o analista vem recebendo de alguns brasileiros, ele acredita que a notícia pode ser baixista para o mercado, devido ao peso e a contagem de vagens.

A China tem se demonstrado um pouco mais cautelosa na compra de grãos devido à profissionalização dos compradores. A "gangorra do mercado", portanto, deve ser o câmbio.

Nos Estados Unidos, as lavouras passam pela fase final de enchimento de grãos e qualquer umidade pode satisfazer as plantas, que ainda devem aumentar em 15% a 18% o seu peso. Uma chuva de 30mm a 35mm tranquilizaria o mercado, na visão de De Baco.

No meio da colheita norte-americana, os compradores devem passar a se posicionar no Brasil, oferecendo prêmios mais interessantes para a safra nova. No momento em que o câmbio brasileiro também mostrar um movimento de alta, um bom patamar de vendas seria encontrado. Entretanto, a realidade mundial é, ainda, de um abastecimento tranquilo, sem demanda correndo atrás da oferta, observa o analista.

O Rio Grande do Sul ainda é o estado mais atrasado na comercialização, com 50% da soja ainda para vender. Para de Baco, este é o momento de "aliviar estoque e encher o caixa", principalmente para aqueles produtores que ainda possuem compromissos e investimentos para fazer na lavoura. De olho no mercado futuro, os produtores podem encontrar oportunidades para travar preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário