Soja: Sementes com boa germinação e mais alto vigor podem elevar rendimento das plantações

Publicado em 26/09/2017 14:27
Sementes com mais vigor resultam em plantas com mais raízes. Estudos indicam acréscimo de até 21,5% na produtividade de grãos com a utilização de sementes de alto vigor. Rastreabilidade das sementes gera transparência no processo de produção. Produtores devem estar atentos ao transporte e armazenagem das sementes para garantia de qualidade.

Alexandre Gazolla Neto, engenheiro agrônomo e doutor em sementes, alerta para a necessidade da utilização de sementes com índices mais altos de germinação e vigor. Com estes fatores, os produtores ganham em ausência de falhas e também na ausência de plantas laminadas.

Com sementes que não atender estes padrões, muitos acabam tendo que aumentar a quantidade de sementes e não conseguem alcançar o estande ideal, aliado a falhas e problemas como plantas duplas ou plantas dominadas. Para Neto, este último problema, quando a emergência do estande irregular influencia em plantas que emergeram antes dominando plantas que emergeram posteriormente, é um dos mais preocupantes, pois ocasiona em uma menor produção e, consequentemente, uma menor rentabilidade.

Como ele lembra, a semente leva toda a tecnologia para a lavoura do produtor. Alguns casos apontam acréscimos de até 21,5% na produtividade de grãos a partir da utilização de sementes de alto vigor. Estas sementes também colaboram para plantas com mais raízes e uma emergência mais uniforme e rápida.

A rastreabilidade também é um fator fundamental, pois gera segurança para o produtor na hora de colocar essa semente no campo. O cálculo de plantabilidade ajuda a posicionar essa semente de forma mais correta, gerando uma população adequada.

Ele alerta ainda para fatores como o armazenamento e o transporte dentro das lavouras. A semente precisa ser transportada em um local refrigerado e armazenada em um local adequado, sem a forte incidência de luz, umidade, ratos e demais pragas, além de sua embalagem só poder ser aberta no momento de colocar na plantadeira. A velocidade de semeadura, por sua vez, também deve ser um ponto de atenção.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA