Novo presidente da Aprosoja -MT pontua os principais desafios da entidade para os próximos anos

Publicado em 18/12/2017 17:04
Custo de produção, Classificação da soja e movimento para acabar com a Lei Kandir são pontos polêmicos que precisam ser discutidos pelos produtores

O presidente do Sindicato Rural de Sinop (MT), Antônio Galvan, foi eleito na semana passada como o novo presidente da Aprosoja Mato Grosso, em gestão que irá durar de 2018 a 2020.

Ele, que assume a posse a partir de janeiro, destacou que o estado enfrenta vários desafios no que tange à produção de soja neste momento, sendo o principal deles o custo de produção, que vem sendo afetado pelo custo de defensivos e do combustível, que faz disparar o valor dos fretes.

Galvan aponta que um estudo do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA) trouxe à tona o fato de que apenas 19% dos produtores do estado conseguem realizar o plantio com recursos próprios, contra 40% na safra 2015/16. Para ele, os produtores estão tendo prejuízo mesmo colhendo bem. Nesta questão, também estão envolvidos os parâmetros de classificação da soja que pode ser utilizada a nível industrial, para os quais a Aprosoja trabalha no desenvolvimento de parâmetros mais claros.

Também entram no radar questões como a discussão no Senado Federal pela revogação da Lei Kandir e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) - este último, que possui duas versões, não está sendo aplicado em sua primeira, que envolve as produções de soja, boi, algodão e madeira no estado.

"O homem foi movido a desafios e a gente não pode fugir quando é chamado a isso", conclui Galvan, que agradece a oportunidade de ter sido eleito e diz que os trabalhos desenvolvidos na entidade estão de "portas abertas".

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA