Soja: Com 1º caso de ferrugem confirmado no Oeste da Bahia, produtores devem realizar o monitoramento das lavouras

Publicado em 11/01/2018 10:08
Aplicações preventivas nas áreas também são recomendadas aos produtores. Primeiro caso da doença foi confirmado em lavoura comercial em São Desidério. Previsões ainda indicam chuvas para a localidade nos próximos dias. Até o momento, clima tem contribuído para o bom desenvolvimento das plantações. Agricultores iniciam a colheita em áreas irrigadas.

Com a safra 2017/18 da soja em andamento no Oeste da Bahia, a preocupação aumenta em torno da ferrugem asiática, que teve o primeiro foco confirmado na região de São Desidério, que apareceu mais cedo e traz um alerta para os produtores rurais realizarem o monitoramento das lavouras.

O Coordenador do Programa Fitossanitário da AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Armando Sá, destaca que os agricultores já sabiam que a ferrugem asiática seria um problema, pois no ano passado a Embrapa tinha divulgado um alerta durante a reunião nacional da soja. “Por isso, as principais entidades do estado se reuniram e criaram um programa fitossanitário, na qual levam profissionais capacitados para fazer os tratos culturais nas lavouras”, diz.

No entanto, as condições climáticas e o excesso de umidade no solo têm contribuído para a proliferação de pragas, entre elas a mosca branca, cigarrinha e Helicoverpa. Em outras temporadas, o mês de janeiro tem maior incidência de focos, só que o problema é a baixa resistência dos fungicidas nas plantas.

“Nós estamos realizando pesquisas para apontar quais os fungicidas serão mais eficientes. A indicação é fazer a aplicação com fungicidas junto com multissítios e que não devem passar de 15 aplicações”, ressalta.

Lavouras de soja

Até o momento, cerca de 30 mil/ha de soja irrigada está em fase de colheita. Já as lavouras de sequeiros, a colheita vai ficar concentrada entre os meses de fevereiro e março. Para esta safra, as expectativas de produtividade são boas. ”Eu acho que a região tem tudo para colher uma safra recorde de soja” finaliza.

Por: Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco