Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra

Publicado em 15/02/2018 13:30
Bolsa de Rosário divulga na próxima quarta-feira (21) nova estimativa de safra após agravamento da situação em algumas regiões do país

Podcast

Com pouca chuva prevista para as regiões ao Norte de Buenos Aires e Sul de Santa Fe, expectativa é de novas reduções na safra

 

Download

Nesta quinta-feira (15), Daniel Olivi, do Notícias Agrícolas, Ginaldo de Sousa, da Labhoro Corretora e Sofía Corina, analista da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), conversam com o jornalista Aleksander Horta diretamente de Rosario (Santa Fe), na Argentina, para trazer algumas informações sobre a safra de soja do país vizinho, que sofre ameaças em decorrência do clima.

A BCR já havia cortado sua estimativa de 56 milhões de toneladas para 52 milhões de toneladas. Os últimos levantamentos da Bolsa mostra que as perdas para o cultivo são de 15% a 17%.

No Crop Tour do qual participam Olivi e Sousa, já foi constatado que as áreas com a oleaginosa necessitam de chuvas, embora estejam em bom estado até o momento. Este é um ponto crucial para a safra, já que a soja vem definindo seu rendimento e o potencial já está limitado, como destaca Corina. Há previsões de chuva para o próximo sábado, mas os volumes, mesmo que se cumpram, podem não ser suficientes para reverter a situação.

São diferentes situações hídricas ao longo do país, sendo a área mais sofrida o sul de Santa Fe e o norte de Buenos Aires, que necessitam de grandes volumes para se recuperar. Outras áreas, por sua vez, precisam apenas de volumes entre 30mm a 40mm.

Se as chuvas não se confirmarem, a Argentina poderá ver suas projeções de produtividade cairem ainda mais. E, como conta Corina, o estoque de passagem não é suficiente para cobrir a eventual quebra que possa vir pela frente.

Na próxima quarta-feira (21), a BCR irá divulgar sua nova projeção para a safra argentina.

Crop Tour Argentina 2018

Olivi e Sousa, juntamente dos representantes da Big Safra, seguem para a reta final da viagem, que irá percorrer a província de Buenos Aires, uma das que mais sofrem com a seca no país.

Clique aqui e confira as últimas novidades do Crop Tour!

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOPA: Esmagamento de soja dos EUA é recorde para novembro, mas fica abaixo do esperado
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria