Demanda por soja segue forte e Brasil pode registrar recorde de exportações para o mês de março com 10 mi/ton vendidas

Publicado em 12/03/2018 17:15
Depois das sessões seguidas de baixa na soja, negociações em Chicago tiveram leve recuperação nesta segunda-feira(12)

A segunda-feira (12) foi mais um dia positivo para as cotações da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), que tiveram ganhos leves, de até 4 pontos nos principais vencimentos.

Contudo, o mercado, que já precificou o que teria de precificar, se encontra agora em compasso de espera. É o que avalia Vlamir Brandalizze, analista da Brandalizze Consulting. Para ele, o mercado está começando a semana na linha técnica, com dificuldade de avançar.

No Brasil, a colheita avança nos estados que representam mais de 80% da safra, consolidada entre 115 a 116 milhões de toneladas, o que dá tranquilidade para o mercado internacional de que o país irá exportar novamente. O mês de março também deve ser recorde para as vendas do complexo soja no Brasil, que podem chegar a 10 milhões de toneladas.

Sobre a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, Brandalizze acredita que o Brasil está "no meio da guerra, do mesmo jeito que os chineses". Ele indica que a China poderia usar uma taxa simbólica para criar pressão nos norte-americanos, mas também que os asiáticos dependem da soja e deverão continuar comprando o produto.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação