Com clima favorável ao plantio e demanda fraca à espera de resultados da reunião em Pequim, soja realiza lucros em Chicago

Publicado em 02/05/2018 16:56
Para consultor, movimento de queda da soja em Chicago é limitado pela indefinição sobre o tamanho da oferta (novas safras nos EUA e no Brasil) em relação à demanda crescente
Jorge Gracioli - Consultor em Gerenciamento de Riscos na INTL FCStone

Nesta quarta-feira (02), o dia foi negativo para as cotações da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), após os preços interessantes vistos na semana anterior.

Jorge Gracioli, consultor em gerenciamento de riscos da INTL FCStone, avalia que a ausência de notícias altistas para o mercado fez com que os fundos realizassem um movimento técnico de tomada de lucro, já que estes estavam muito comprados.

A perspectiva de um clima mais favorável para as próximas semanas nos Estados Unidos também garante que o plantio tanto de soja quanto de milho avance nas terras norte-americanas, com garantia, assim, de uma safra plena. Contudo, o mercado climático ainda deve continuar influenciando as cotações nos próximos meses.

Uma delegação norte-americana também se reúne com o primeiro-ministro chinês em Pequim para debater os rumos da taxação envolvendo a soja. Seja qual for o resultado, a China ainda deve precisar do produto proveniente dos Estados Unidos, já que a oferta por parte dos outros países não é suficiente para abastecer a demanda crescente dos asiáticos.

As quedas na CBOT, por sinal, serão limitadas por conta da redução da produção mundial de soja. Para o produtor brasileiro, este fator, associado ao câmbio em alta e aos prêmios elevados, oferece a oportunidade de administrar um momento único do mercado de soja. Portanto, o momento é oportuno para os negócios.

Por: e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil