Exportação de soja diminui e negócios estão nas mãos das indústrias para garantir estoques do 2º semestre

Publicado em 23/05/2018 17:29
Em Mato Grosso já existem indústrias com estoques garantidos até outubro e antecipação das compras pode prejudicar estratégia de produtor que apostou nas vendas em mais longo prazo
Mário Mariano Moraes Júnior - Analista da Novo Rumo Corretora

Podcast

Entrevista com Mário Mariano Moraes Júnior - Analista da Novo Rumo Corretora sobre o fechamento do mercado da soja

 

Download

 

Nesta quarta-feira (23), a soja teve uma sessão positiva na Bolsa de Chicago (CBOT), com ganhos de oito a nove pontos nos principais vencimentos e se aproximando da marca dos US$10,40/bushel.

Mário Mariano, analista de mercado da Novo Rumo Corretora, avalia que o teor positivo das conversas entre chineses e norte-americanos abriram espaço para que o mercado iniciasse a semana nessa tendência positiva.

Na visão do analista, não fosse este motivo, a tendência de baixa iria continuar na CBOT, o que poderia tirar os ganhos do produtor brasileiro.

Contudo, os fundamentos continuam à mesa. O plantio segue em boa velocidade nos Estados Unidos - e acima da média para a soja. Este é um fundamento negativo que pode ser limitador de novas altas na Bolsa.

As exportações por parte da China também perdem fôlego em meio a um momento de decisão, já que a indústria de suínos do país está ausente das compras de farelo. Este fator inibe a demanda, que está curta no momento.

Devido ao aumento de 25% no preço do óleo diesel no Mato Grosso, os produtores poderão perder parte do lucro que ganharam com o câmbio e com a CBOT.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação