Mesmo com USDA baixista, soja em Chicago muda pouco e sinaliza que as consequências da guerra comercial estão precificadas

Publicado em 12/07/2018 17:36
Mercado da soja em Chicago já vinha precificando as consequências dessa guerra comercial entre China e EUA nas últimas 6 semanas
Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais

WASHINGTON (Reuters) - A oferta de soja nos Estados Unidos deve alcançar um nível recorde já que uma guerra comercial com a China, maior comprador mundial da commodity, reduzirá as exportações, informou o Departamento de Agricultura do país (USDA) nesta quinta-feira.

O USDA, em seu relatório mensal de oferta e demanda, estimou os estoques finais de soja no ano-safra 2018/19 em 580 milhões de bushels, acima da estimativa de 385 milhões de bushels feita há um mês, antes de a China impor tarifas sobre as importações da oleaginosa norte-americana.

Caso se concretize, esse volume superaria o recorde anterior, de 574 milhões de bushels, registrado ao término do ano-safra 2006/07.

As estimativas dos analistas em uma pesquisa da Reuters colocaram os estoques finais de soja em 2018/19 em uma faixa de 390 milhões de bushels a 571 milhões de bushels.

"As mudanças no comércio de soja e seus produtos refletem o impacto das tarifas de importação de soja recentemente impostas pela China, além de outras mudanças globais na oferta e demanda neste mês", disse o USDA no relatório.

O governo dos EUA reduziu suas projeções de exportação de soja em 250 milhões de bushels, para 2,040 bilhões de bushels.

Foi o segundo maior corte mensal para as exportações de soja. Em agosto de 2012, o USDA cortou sua previsão de exportação de soja em 260 milhões de bushels, à medida que a seca reduzia o potencial de produção e provocou uma recuperação nos preços que arrefeceram a demanda.

O USDA também reduziu suas perspectivas de estoques finais para a safra 2017/18, que termina em 31 de agosto, para 465 milhões de bushels, contra 505 milhões de bushels, devido ao aumento na demanda por esmagadores e maiores exportações no atual ano de comercialização.

O USDA também elevou sua perspectiva para a safra de soja 2018/19 para 4,310 bilhões de bushels, um aumento de 30 milhões de bushels em relação à sua perspectiva anterior. O órgão deixou sua previsão de rendimento inalterada em 48,5 bushels por acre.

Para o milho, o USDA previu a safra 2018/19 a 14,230 bilhões de bushels, em linha com as estimativas dos analistas, e acima dos 14,040 bilhões de bushels previstos em junho. Deixou a perspectiva de rendimento de milho inalterada em 174,0 bushels por acre.

O USDA estimou os estoques domésticos finais de milho em 2018/19 a 1,552 bilhão de bushels, perto das previsões de mercado mais baixas e inferior também à projeção de junho, de 1,577 bilhão de bushels.

O USDA aumentou sua perspectiva de exportação de milho em 125 milhões de bushels, para 2,225 bilhões de bushels, mas reduziu a previsão para o uso em etanol.

(Por Mark Weinraub)

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Noticias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação