Mato Grosso quer plantar sementes próprias na 1ª quinzena de fevereiro

Publicado em 17/12/2018 15:15
Antônio Galvan e Wanderlei Dias Guerra - Presidente da Aprosoja MT e Diretor Técnico da Aprosoja MT
Aprosoja de Mato Grosso esta apresentando documentos que comprovam que a melhor época para se produzir sementes próprias é de 1 a 15 de fevereiro.A recomendação vai contra as determinações cientificas no sentido de impedir a ponte verde, e o plantio de soja em cima de soja

Podcast

MT quer plantar sementes em fevereiro

Download

 

LOGO nalogo

A Aprosoja do Mato Grosso sugere um novo calendário para plantio de soja no estado. Atualmente, o plantio é permitido até 31 de dezembro. Contudo, Antônio Galvan, presidente da entidade, com base em estudos realizados por seu assessor técnico, Wanderlei Dias Guerra, ressalta o comunicado de que não haverá prejuízo para a oleaginosa caso haja plantio de sementes em fevereiro.

Para Galvan, essa medida pode vir para sanar uma grande deficiência que há na produção de sementes. Os produtores querem fazer suas sementes por conta própria em busca de uma melhor qualidade.

Esse plantio de sementes teria de ocorrer, assim, na primeira quinzena de fevereiro. A única recomendação que fica é para que a colheita não adentre o período de vazio sanitário, que está estabelecido entre 16 de junho e 15 de setembro no estado.

O presidente acredita que a criação do calendário atual é fruto de um "complô" de fabricantes de defensivos e sementeiros para evitar sementes salvas. Galvan afirma que não há pesquisas que provem que o mês de fevereiro poderia causar alguma alteração no que diz respeito à ferrugem.

Dias Guerra, que participou da criação do calendário de plantio vigente, sugere que a alteração deste seja feita para que haja uma melhoria técnica do plantio.

As demais entidades têm até a próxima sexta-feira (21) para apresentar dados contraditórios com base em estudos técnicos.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

 

Assista ao posicionamento dos pesquisadores da Embrapa Soja, CLIQUE AQUI

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Willian Bighi Catalão - GO

    O pessoal ainda não entendeu. Não dá para ficar comprando grãos como semente pagando até 7 vezes mais que o kg do grão. Nossa legislação permite que a maioria dos produtores de sementes de soja sejam picaretas legalizados, colocando grãos como semente no mercado. Isso é um crime porque derruba vertiginosamente a produtividade do Brasil, e o custo com este insumo tem sido altíssimo. Aqui devia ser discutido se pode ou não ser vendida grãos de soja como semente. Sou de região produtora de sementes e sei bem oque falo... Ai querem proibir o produtor de fazer sua semente de qualidade. As aprosojas do Brasil devem defender sim os produtores de seus estados. Não vai ser a Abrasem que vai fazer isso.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Concordo integralmente com você Willian, é um crime muito grande e também afirmo aqui, como forma de apoio, que já vi sementeiro jogar grão prá dentro de UBS, empacotar e vender como semente. Sem o mínimo de pudor ou vergonha na cara.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu planto a minha propria sementes, sao tres variedades que me permitem escolher a melhor...

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Eu também já vi sementeiro de 500 km de distância daqui vir buscar soja e trigo para fazer semente. E a lavoura não era registrada.

      0
  • Cesar Schmitt Maringá - PR

    Esse pessoal do MT, em particular essa Aprosoja, sabidamente só enxergam o próprio umbigo. Aquela região, devido à proximidade com a Bolívia, é um foco constante de inóculos. O que eles querem? Serem um novo Paraguai e Bolívia juntos? Colocar em risco todo sudeste e sul do Brasil? Ou são mais ingênuos que criança nova? E tudo isso porque um agrônomo falou que não tem risco. Como diria o senador Magno Malta: Me acorde, mamãe!.

    26
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      O Paraná é o estado mais chato para se plantar soja. E é o que mais tem focos de ferrugem. Tem soja sendo plantada na mesma cidade de 01/09 até 31/12. Se tivesse que dar porcaria, já teria dado. Diziam que nenhuma nova molécula seria lançada em dez anos. E vemos que toda ano tem coisa nova. Por que não colocam o gene de resistência nas variedades? Funciona muito bem e as variedades são muito produtivas. É praticamente impossível criar resistência, pois na verdade a planta tem super sensibilidade ao fungo. Uma vez que é infectada, ela mata as células ao redor do fungo em germinação, matando ele de fome. Simples assim. Mas as sementeiras e as fabricantes dos fungicidas mais caros do planeta são todas comadres.

      6
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos, segundo a ciência, os primeiros seres vivos que apareceram foram os unicelulares há mais de 3 bilhões de anos. Ou seja, estão aí na natureza todo esse tempo. Acredito que os métodos de controle usados não têm mostrado resultados satisfatórios para quem quer controlar, quanto aos que vivem dos insumos do controle. Ah! Esses devem viver satisfeitos.... ... ... Os seres unicelulares e os fungos que formam colonias, vão sempre estar no meio onde houver "comida farta", pois eles têm um único objetivo, que é o principio fundamental da vida ... ... PRESERVAR A ESPÉCIE ... ... ... Está mais do que na hora do setor produtivo exigir outros métodos de controle, que proporcionem um aumento de renda ao produtor.

      0
  • Herivelton da Silva Camolese Chapadão do Sul - MS

    Esse assunto de soja a partir de janeiro/fevereiro nem deveria ser levado em consideração, pois será uma enorme ponte verde para a próxima safra. Mesmo se limitando semeadura a partir de janeiro, em junho/julho encontra-se plantas tigueras nas áreas, imagina então semear soja em fevereiro. Olha a situação do Paraguai, onde há safra de soja sobre safra de soja. Destine uma área da sua propriedade para semente e não queira semear soja sobre soja.

    11
    • Gilberto Rossetto Lucas do Rio Verde - MT

      Herivelton, segundo entendi a Aprosoja condena o plantio de soja sobre soja. O que eles defendem é a reserva de uma área para plantar na primeira quinzena de fevereiro, fazer semente. A Aprosoja, ao que entendi, não aprova "safrinha" de soja.

      6
  • Arnaldo Gaspar Filho Campo Grande - MS

    Este senhor é irresponsável e louco!!!, como ele conseguiu ser presidente da Aprosoja MT

    13
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    A calendarização do plantio da soja feita de forma "IN LOCO" decretado através de portaria, sem qualquer parâmetro técnico estabelecido pela pesquisa, já foi contestado aqui no SITE NOTICIAS AGRÍCOLAS, ainda em 2014 quando a questão veio a público...

    Neste sentido, inicialmente, parabenizo ao Diretor do Site NOTICIAS AGRÍCOLAS, João Batista Olivi, que se dispõe a abrir espaço e debater a questão em relação a CALENDARIZAÇÃO do plantio de soja, colocada a público novamente através da liderança do Presidente da APROSOJA - MT, Senhor ANTONIO GALVAN.

    Da mesma forma que o produtor rural do Mato Grosso tem seus impedimentos e penalidades determinado em Portaria Governamental, os produtores rurais do Estado do Paraná também sofrem as restrições e consequências decretadas no Paraná através da portaria 202/17 (http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/GABINETE/PORTARIAS/2017/202_17.pdf). Se trata de decisões autoritárias, sem comprovações de critérios técnicos comprados por pesquisas, vimos e sentimos isso, tanto que ainda em 2014 nos dispomos a debater em relação a "proibição do cultivo da soja safrinha" ... Uma proibição ao que tudo indica, tanto no Estado do Mato Grosso, quanto no Estado do Paraná, certamente sofreram a pressão do "loby" realizado pelo conglomerado de empresas de produtores/multiplicadores de sementes "selecionadas".

    Vimos hoje, a APROSOJA cobrando o setor da PESQUISA em relação a calendarização, na época em 2014, cobrávamos da PESQUISA maiores investimentos para viabilizar tecnicamente o plantio da "SOJA SAFRINHA", onde através deste espaço do FALA PRODUTOR, pudemos sentir a opinião de diversos produtores e lideranças, confira/acesse : Proibir o cultivo da soja safrinha ou investir em tecnologia para viabilizá-lo? (https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/139765-proibir-o-cultivo-da-soja-safrinha-ou-investir-em-tecnologia-para-viabiliza-lo-por-valdir-fries.html#.XBjHVVVKgnQ)...

    No BRASIL, hoje temos capacidade técnica, com profissionais habilitados, temos clima e solo que nos da condições de produzir cada vez mais, e nós produtores rurais do Paraná, a exemplo do fazem os produtores rurais do MATO GROSSO e demais Estados do País, buscamos produzir com sustentabilidade, atenciosos e preocupados com os riscos da atividade, porém, estamos sempre em busca de fazer o certo para garantir a produção e o aumento da produtividade...

    Particularmente, tenho ano a ano, implantado na propriedade áreas de Unidade de Observação, com acompanhamento permanente de diversas frentes, e neste caso do cultivo da soja, assim fizemos em anos anteriores, para poder contestar em debates a calendarização do plantio da soja safrinha, algo que em determinados casos a PESQUISA ignorou, e neste caso da calendarização, temos certeza que a decisão autoritária, tomada pelo Estado através de Portaria, acabou prejudicando inúmeros produtores rurais, principalmente do Sudoeste do nosso Estado do Paraná, em beneficio de quem???.

    Esperamos que a iniciativa da APROSOJA MT, trazida a tona novamente pelo seu Presidente ANTONIO GALVAN, seja levantada pelas demais APROSOJA e outras lideranças do setor produtivo, com espaço aberto e apoio do SITE NOTICIAS AGRÍCOLAS, este debate venha a sensibilizar os novos Governantes, para que antes de BAIXAR PORTARIAS AUTORITÁRIAS, busquem viabilizar e deliberar recursos para a PESQUISA, e a PESQUISA através de resultados técnicos e econômicos, possam buscar e disponibilizar subsídios científicos comprovatório, para que as "AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS" tomem decisões democráticas sustentadas por elementos básicos necessários, que venham a beneficias aos interesses do País, ao contrário do que tem acontecido, que em muitos casos, atendem simplesmente a interesses de determinados conglomerados em beneficio de poucos. VALDIR FRIES - PRODUTOR RURAL em ITAMBÉ - PR.

    20
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Aqui no Brasil o governo manda até no dia que posso plantar e o que posso plantar. Parece regime comunista. E um monte de vaca de presépio acredita nas desculpas inventadas para proibir o plantio de soja para salvar a semente. Mesmo sem safrinha, a ferrugem está do mesmo tamanho. Os fungicidas funcionam igual antes. os que eram bons continuam bons e as porcarias continuam a ser vendidas. se fosse para valer, os fungicidas que não tem controlem deveriam perder o registro. Até que tentaram, mas o lobby dos quimicos é forte. Tem agricultor que é igual capivara no barranco. A sucuri vem e começa a se enrolar nela. Vai enrolando e quando a capivara tenta fugir, já era. Acorda meu povo. Temos que plantar o que quisermos e quando quisermos. Isso se chama liberdade.

      26
  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    A fundamentação estaria em "Pesquisas" feitas pelo assessor do Presidente. Sem mais comentários.....

    6
  • Lucas Antoniolli Jaciara - MT

    É certo que o plantio de soja em fevereiro vai ser uma ponte verde para ferrugem..., teríamos de ser muito ingênuos para pensar que não, seja com mais ou menos pressão do fungo... Eu salvo minha própria semente faz 3 anos, e mesmo perdendo alguns campos por chuvas na colheita, sempre consegui salvar semente para mais da metade da minha área... Se as sementeiras conseguem salvar sementes plantando até 31 de dezembro, nós também conseguimos....

    De nada adianta mudar o calendário de plantio se não profissionalizarmos a produção de sementes; Isso é um tiro no pé.

    6
    • Yuri Raffler Sao Alberto Paraguay - PR

      Não seria melhor separar uma pequena porcentagem da area da fazenda para destinar para semente? Ja que o milho safrinha remunera pouco.

      1
    • Yuri Raffler Sao Alberto Paraguay - PR

      Fazer o plantio em dezembro na area destinada a semente... Não seria melhor separar uma pequena porcentagem da area da fazenda para destinar para semente? Ja que o milho safrinha remunera pouco.

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Plantar soja em dezembro não presta. Melhor época é o começo de fevereiro. Pouca ferrugem, pouco percevejo, pouca lagarta. Quando a soja está com vagens, o percevejo já hibernou.

      10
  • Mayko Lunkes Luís Eduardo Magalhães - BA

    Isso é uma irresponsabilidade sem tamanho... querer manter a ponte verde pra ferrugem asiática sobreviver o ano todo... E o resto do País que pague o preço por causa da ferrugem... Compunham um calendário de plantio adequado a todo país, de preferência simultâneo... o Sul espalha a ferrugem e nós temos que pagar a conta...

    21
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      O que acontece aqui na minha região é que o ciclo da soja é longo. Ano passado por exemplo plantei uma soja ciclo médio dia 20 de outubro e colhi dia 23 de abril... Cada região tem suas peculiaridades, vai de cada produtor ir se adaptando...

      0
  • Bruno Carrijo Costa Rica - MS

    Parabéns Aprosoja!!! afundando anos de trabalho sério e competente em um só mandato...

    11
  • Reginaldo Travassos Lucas do Rio Verde - MT

    Brilhante abordagem..., temos de um lado a Aprosoja/MT com argumento técnico, dezenas de resultados de pesquisa, histórico de dados etc... contra a Embrapa/INDEA que tem os dados/argumentos das sementeiras... Hora de mostrar que somos ágeis para reconhecer quando precisamos avançar/recuar sobre vários assuntos. Ações diferentes para assuntos diferentes.

    25
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Apoiado. O dono da terra tem que ter o direito de plantar o que quiser e quando quiser. desde que seja uma lavoura lícita. No final, quem tem que pagar as contas é o produtor rural. Chega desta ditadura dos sementeiros. Se estivéssemos pagando um preço justo pela semente e ela fosse de qualidade, não teria esta discussão. Mas nos vendem uma porcaria a peso de ouro. Tanta tecnologia e não aguenta 10 dias de sol. Tenho um pedaço plantado de soja convencional e aguentou o tranco. Na próxima safra vou aumentar a área, sem pensar em bônus. Essa soja moderna é Nutela.

      17
    • José Roberto de Menezes Londrina - PR

      Correto. Os maiores índices de ferrugem asiatica ocorrem nos plantios de dezembro e janeiro e os menores nos plantios de 15 de abril a 15 de maio. Considerando os aspectos sanitarios e a melhoria da qualidade da semente. O ideal seria evitar o plantio de dezembro e viabilizar o plantio de 15 de abril a 15 de maio, nas regiões de baixa altitude do Brasil central. Menos fungicidas, melho r qualidade de semente e menor custo.

      8
    • Tiago Zuggo Sorriso - MT

      A Aprosoja MT como sempre se colocando como vitima, e colocando todo o resto da cadeia como bandidos..., para a Aprosoja MT o produtor é santo, já os sementeiros, tradings, empresas de químicos, todos bandidos. Galvan argumenta que a atual calendarização não tem base cientifica e que foi feito atendendo interesses econômicos de sementeiros. Pergunto: e a nova calendarização proposta, considerando ainda apenas a semente salva, não teria também apenas interesses econômicos dos próprios produtores? Os "estudos científicos" feitos pela própria Aprosoja dentro da fazenda do atual presidente do órgão, que assumiu publicamente que descumpriu a legislação vigente, este estudo é isento?

      9
    • Orlando Cesar Sinop - MT

      A única forma de controle de preços dos transgênicos é salvar sementes, procedimento previsto na Lei de cultivares. Quem tem interesse na limitação do plantio da semente salva???

      1
    • Edison Ramos Sinop - MT

      Na minha opinião, o atual presidente da Aprosoja-MT está tentando impor suas vontades e anseios sobre o que é sensato e sustentável ao longo dos anos. Existem muitas inverdades em seu discurso e isso pode prejudicar não somente a cadeia agrícola, mas impactando também em outras cadeias do agronegócio que dependem da soja como matéria prima. Sabemos que os fungicidas estão ano a ano perdendo sua eficiência e que em duas ou três safras, teremos um sério problema a resolver. Se pressionarmos o fungo da ferrugem asiática com aplicações na safrinha e mantermos a ponte verde , certamente reduziremos esse período, trazendo riscos para o Brasil. Sejamos sensatos!

      12