Falta de chuvas e temperaturas altas já comprometem cerca de 50% da safra de soja no Paraná

Publicado em 21/12/2018 10:16
Principal região afetada é o Oeste do estado que registra 30 dias sem chuvas, mas a situação já se espalha pelo Noroeste e Norte paranaense. Chuva prevista para os próximos dias pode amenizar perdas nas lavouras mais tardias, porém plantios mais precoces já estão sendo colhidos abaixo do esperado.
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

 

Download

A região Oeste do estado do Paraná enfrenta um grave problema climático com falta de umidade e temperaturas elevadas. Com isso, as lavouras de soja da região estão se debilitando e a situação começa a preocupar também nas áreas Noroeste e Norte do estado, com a expectativa de produtividade abaixo das 130/140 sacas por alqueire registradas em 2017/18.

“O produtor já está constatando perdas consideráveis para essa safra e, devido a essas condições de temperatura e umidade, muitos agricultores do Oeste do estado têm relatado colheitas de 40 a 80 sacas por alqueire. As perdas nessa região já chegam a mais de 50% e isso está evoluindo para o Noroeste e Norte, que apesar de ter algumas pancadas de chuva, não vem suprindo a necessidade da lavoura de soja”, diz Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR.

Com cenário negativo e o aumento de custo de produção registrado desde a greve dos caminhoneiros, que elevou também os preços de fertilizantes e defensivos agrícolas, a expectativa é de muita dificuldade para o produtor fechar a conta nesta safra 2018/19 no Paraná.

“O produtor está rezando muito para voltar a chover porque a parte dele ele fez, e muito bem feita. A Aprosoja está trabalhando com isso e já entrou em contato com o Ministério da Agricultura para alertar essa perda de soja que vamos ter no Paraná. Eles já estão cientes disso e estamos trabalhando para ver como o produtor paranaense vai honrar seus compromissos com os bancos e com as cooperativas. A Aprosoja está pensando no produtor e trabalhando para conseguir de alguma forma uma condição melhor para o produtor conseguir honrar seus compromissos”, afirma o presidente da Aprosoja PR.

MILHO

A situação difícil para a soja no estado pode acabar influenciando nas próximas safras, em especial a safrinha de milho, que vem logo após o término do cultivo da soja. “O produtor já vem de uma outra safrinha de milho ruim e com pouca produtividade e coincidiu agora com essa safra de soja em que vamos ter perdas consideráveis. Eu acredito isso vai refletir na próxima safra de milho até em investimento, porque o produtor vai estar mais descapitalizado e ter menos condições de investir nesse próximo plantio de milho”, alerta Bonesi.

Confira a entrevista completa no video.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira