Falta de chuvas e temperaturas altas já comprometem cerca de 50% da safra de soja no Paraná

Publicado em 21/12/2018 10:16
Principal região afetada é o Oeste do estado que registra 30 dias sem chuvas, mas a situação já se espalha pelo Noroeste e Norte paranaense. Chuva prevista para os próximos dias pode amenizar perdas nas lavouras mais tardias, porém plantios mais precoces já estão sendo colhidos abaixo do esperado.
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

 

Download

A região Oeste do estado do Paraná enfrenta um grave problema climático com falta de umidade e temperaturas elevadas. Com isso, as lavouras de soja da região estão se debilitando e a situação começa a preocupar também nas áreas Noroeste e Norte do estado, com a expectativa de produtividade abaixo das 130/140 sacas por alqueire registradas em 2017/18.

“O produtor já está constatando perdas consideráveis para essa safra e, devido a essas condições de temperatura e umidade, muitos agricultores do Oeste do estado têm relatado colheitas de 40 a 80 sacas por alqueire. As perdas nessa região já chegam a mais de 50% e isso está evoluindo para o Noroeste e Norte, que apesar de ter algumas pancadas de chuva, não vem suprindo a necessidade da lavoura de soja”, diz Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR.

Com cenário negativo e o aumento de custo de produção registrado desde a greve dos caminhoneiros, que elevou também os preços de fertilizantes e defensivos agrícolas, a expectativa é de muita dificuldade para o produtor fechar a conta nesta safra 2018/19 no Paraná.

“O produtor está rezando muito para voltar a chover porque a parte dele ele fez, e muito bem feita. A Aprosoja está trabalhando com isso e já entrou em contato com o Ministério da Agricultura para alertar essa perda de soja que vamos ter no Paraná. Eles já estão cientes disso e estamos trabalhando para ver como o produtor paranaense vai honrar seus compromissos com os bancos e com as cooperativas. A Aprosoja está pensando no produtor e trabalhando para conseguir de alguma forma uma condição melhor para o produtor conseguir honrar seus compromissos”, afirma o presidente da Aprosoja PR.

MILHO

A situação difícil para a soja no estado pode acabar influenciando nas próximas safras, em especial a safrinha de milho, que vem logo após o término do cultivo da soja. “O produtor já vem de uma outra safrinha de milho ruim e com pouca produtividade e coincidiu agora com essa safra de soja em que vamos ter perdas consideráveis. Eu acredito isso vai refletir na próxima safra de milho até em investimento, porque o produtor vai estar mais descapitalizado e ter menos condições de investir nesse próximo plantio de milho”, alerta Bonesi.

Confira a entrevista completa no video.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto