Colheita no Oeste do MT começa bem. Mas poderia ser melhor...

Publicado em 14/01/2019 15:05
Grupo Morena, em Campo Novo, espera colher 65 sacas por hectare.
Romeu José Ciochetta - Proprietário Fazenda Morena

Podcast

Entrevista com Romeu José Ciochetta - Proprietário Fazenda Morena

 

Download
 

O Notícias Agrícolas está na região oeste do Mato Grosso, na Fazenda Morena, onde a colheita de soja deveria começar hoje (14), mas um temporal impediu que os trabalhos fossem realizados em tempo.

Para Romeu José Ciochetta, proprietário da fazenda, isso não é problema. "Agronegócio é indústria ao céu aberto. Faz parte, amanhã a gente retoma", salienta.

Enquanto várias regiões do país passam por uma situação de quebra de produtividade, a produtividade nessa fazenda deve ser tão boa quanto no ano passado - apenas as primeiras áreas devem produzir 10% a menos do que o esperado por conta da falta de luminosidade em novembro.

São 9 mil hectares com talhões que chegam acima de 70 sacas por hectare. A média deve ficar em torno de 65 sacas por hectare, o que, para Ciochetta, é uma forma de fazer frente aos altos custos de produção.

Por conta da introdução da cultura do algodão, passou-se a ter, na fazenda, uma aprofundação no perfil físico das lavouras. Com maquinários maiores e transbordos acompanhando a colheita, era inevitável que a compactação do solo acabasse influenciando nos trabalhos. Hoje em dia, entretanto, esse fator ganhou uma maior atenção.

 

 

    

 

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica altas em Chicago nesta 2ª, com farelo subindo mais de 3% após início de greve na Argentina
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª