Diferentes cultivares de soja atingem produtividades entre 20/30 sacas até 60/70 por hectare em Itambé (PR)

Publicado em 21/01/2019 15:35
Trabalho realizado pela Cooperativa de Mandaguari efetivou plantio de 30 diferentes cultivares de soja na mesma propriedade na cidade de Itambé/PR e obteve resultados diversos mesmo com ação da seca no Paraná.
Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR

Podcast

Entrevistas com Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR sobre o Reação das variedades de soja com a estiagem

 

Download

Em momentos de dificuldades climáticas, como a falta de chuvas enfrentada pelo Paraná nesta safra de soja 2018/19, as escolhas e ações dos produtores ganham ainda mais importância para a obtenção de resultados satisfatórios nas lavouras. Pensando nisso, a Cooperativa de Mandaguari realiza trabalho na cidade de Itambé/PR com o plantio de diversos tipos de cultivares de soja.

No dia 25 de setembro de 2018, foram plantadas 30 cultivares na mesma propriedade da cidade. De lá pra cá, o desenvolvimento das plantas aconteceu de maneiras diversas na lavoura. “O dia de campo tem objetivo de realizar pesquisa das cultivares de soja e poder difundir aos produtores rurais. Pudemos analisar, com toda essa diversidades climáticas, o potencial produtivo de cada uma em relação a tecnologia aplicada na área”, conta Valdir Edemar Fries, produtor rural de Itambé que teve sua propriedade como sede da pesquisa.

Com os mesmos tipos de manejo e níveis de tecnologia aplicados em todas as cultivares, a soja apresentou uma grande gama de níveis de produtividade. “A escolha da cultivar é um fator que tem provocado perdas significativas em anos como esse de estiagem como aconteceu. As cultivares plantadas no mesmo dia, conforme a gente demonstra aqui no campo com essas 30 cultivares, nós temos produtividade de 20/30 sacos por hectare e teremos produtividade de 60/70 sacos mesmo em uma ano agrícola com tanta dificuldade e escassez de recurso hídrico disponível no solo”, conta Fries.

Confira a entrevista completa e as imagens das diferenças entre as cultivares no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de USDA, soja fecha no vermelho em Chicago e preços podem ser mais pressionados
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Realidade sobre as exportações de soja e milho dos EUA pelo USDA é o mais aguardado pelo mercado, afirma analista
Soja caminha de lado em Chicago nesta 3ª feira, ainda esperando pelos novos números do USDA
Soja intensifica baixas em Chicago, fecha com mais de 1% de queda e janeiro abaixo dos US$ 11
Bunge alcança um marco significativo ao se tornar a primeira esmagadora a certificar a soja para biocombustível para aviação