Com colheita ainda no início, Balsas/MA deve ter 20% menos de produtividade do que safra passada

Publicado em 11/02/2019 10:47
Colheita deve se intensificar dentro dos próximos 10 dias, mas grandes períodos de Sol e falta de chuvas de dezembro já derruba nível máximo das lavouras. Alguns produtores abandonaram a soja e passaram a apostar no milho primeira safra para sofrer menos com a seca.
Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA

Podcast

Entrevista com Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA sobre o Acompanhamento Safra de Soja

 

Download

Os problemas climáticos com falta de chuvas e temperaturas altas fez estrago também na cidade de Balsas no Maranhão. Por lá, as colheitas da soja estão apenas no começo, de maneira pontual nas primeiras lavouras cultivadas, mas a expectativa de produtividade já registra queda por parte dos produtores locais.

“Nós tivemos uma seca em dezembro que deixa a produtividade com expectativa de 20 à 25% de quebra do nós colhemos no ano passado que foi na faixa das 55 sacas por hectare de média. Alguns pontos essa produtividade vai ser maior e em outros maior, mas a média será nessa faixa”, conta Valério Mattei, produtor rural de Balsas/MA.

Esse cenário de diminuição da produtividade deixa os produtores em alerta para possíveis dificuldades em fechar as contas para essa safra 2018/19. “Com certeza vai ser difícil fechar a conta porque já estamos com preço distribuído e dólar baixo com os produtores com dificuldade de fazer média. O preço a baixo de R$ 70,00 está ruim então estamos aguardando melhores preços”, comenta Mattei.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação