Chuvas chegam e Oeste da Bahia mantém média histórica, 54/56 sacas. Talhão com perfil vai entregar 80 sacas

Publicado em 12/02/2019 18:04
Solos estruturados, macios e porosos convivem com veranicos sem perder a produtividade, diz o consultor Kasuya
Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico

Podcast

Entrevista com Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico sobre a soja de Luis Eduardo Magalhães-BA

 

Download

 

O consultor Luis Henrique Kasuya, de LEM, Oeste da Bahia, presta assistencia técnica para 45 propriedades, com área de produção de 265 mil hectares. Sua ênfase é na experimentação agrícola. Antes de recomendar, faz testes em sua estação de pesquisa. Kasuya garante que o melhor seguro agrícola do produtor é investir em perfil de solo e em plantio direto.

Paraná colhe um terço da safra de soja; plantio de milho atinge metade da área

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná, um dos principais produtores de grãos do Brasil, havia colhido até segunda-feira 33 por cento da área plantada com soja na temporada 2018/19, avanço de oito pontos percentuais na comparação com a semana anterior, estimou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

Após o plantio mais rápido de sua história, os trabalhos de colheita também estão bem mais avançados na comparação com a temporada passada, quando em 19 de fevereiro produtores tinham colhido apenas 9 por cento da área.

Na safra atual, contudo, o tempo quente e seco que derrubou a safra em cerca de 3 milhões de toneladas, para 16,8 milhões de toneladas, segundo o Deral, também acelerou os trabalhos de colheita.

Pelo levantamento divulgado nesta terça-feira, 65 por cento das lavouras estão em "boas" condições, ante 86 por cento em fevereiro de 2018, quando o Paraná colheu uma safra recorde.

O Estado foi um dos mais prejudicados pela estiagem nesta temporada, colaborando para o Ministério da Agricultura reduzir nesta terça-feira ainda mais a produção brasileira, para 115,34 milhões de toneladas da oleaginosa.

Para os próximos dez dias, a maior parte do Estado deverá receber chuvas acima da média para o período, o que pode prejudicar os trabalhos de colheita, ao mesmo tempo em que favorece as lavouras recém-semeadas de milho segunda safra.

Até o momento, o Paraná plantou 47 por cento da "safrinha", e a maior parte dos campos (93 por cento) está em boas condições, segundo o Deral.

Tags:

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação