Com colheita atrasada e ainda no início, Unaí/MG deve ter queda de 15/18% na produtividade da soja

Publicado em 15/02/2019 10:07
Chuvas de fevereiro atrapalharam trabalhos de colheita da soja que atinge apenas 8% do total da área. Produtividade deve ficar em 55/60 sacas por hectare que mantêm contas no azul. Expectativas para produtividade da safrinha de milho está boa com previsões de chuvas para março.
José Mario Kazmirczak - Diretor Executivo da Coagril

Podcast

Entrevista com José Mario Kazmirczak - Diretor Executivo da Coagril sobre o Acompanhamento Safra de Soja e Milho

 

Download

A colheita da soja avançou em apenas 8% do total da área cultivada no município de Unaí em Minas Gerais. As chuvas de fevereiro atrasaram as colheitas da região e os produtores agora correm para realizar os trabalhos junto à Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril).

“O pessoal está preocupado com o plantio da safrinha, temos uma janela para cumprir e todo mundo colocou as máquinas para colher. Houve uma forte pressão de colheita nesses dias e inclusive com bastante fila na cooperativa com bastante demanda por secagem. Estamos com 4 ou 5 dias sem chuvas e a colheita agora está avançando bem”, conta José Mario Kazmirczak, diretor executivo da Coagril.

Até o momento, a expectativa dos produtores é de que a queda na produtividade média seja de 15 a 18% na região com relação à safra passada, atingindo a marca de 55/60 sacas por hectare. “Tivemos um primeiro problema que foi o excesso de chuva e falta de luminosidade que prejudicou o desenvolvimento das raízes. Em dezembro tivemos um veranico de 20 dias e em janeiro houve praticamente 27 dias de veranico acompanhado de temperaturas muito altas”, diz Kazmirczak.

Já para o milho safrinha, as perspectivas dos produtores são boas nessa cultura que avançou nos últimos 5 anos. Os plantios devem seguir durante o mês de fevereiro e as previsões de boas chuvas para março deixam a expectativa de produtividade dentro da média histórica da região.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação