Soja cai forte em Chicago com incerteza sobre China x EUA e menor competitividade do produto americano

Publicado em 06/03/2019 17:36
Prêmios da soja americana sobem nos portos refletindo as dificuldades logísticas do momento. Além disso, perda de qualidade, com a oleaginosa apodrecendo nos armazéns lotados, também reduzem potencial do produto no mercado internacional, especialmente frente á demanda chinesa.
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest

Podcast

Entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download

 

Nesta quarta-feira (06), os preços da soja voltaram a cair de forma significativa na Bolsa de Chicago (CBOT), com perdas de mais de 11 pontos nos principais vencimentos.

Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest, ressalta que a falta de definição quanto à guerra comercial entre Estados Unidos e China continua influenciando as movimentações. Entretanto, o produtor norte-americano está menos competitivo do lado fundamental.

A alta dos prêmios no mercado dos Estados Unidos, principalmente para a soja, não faz sentido diante da realidade de exportação dos produtores locais neste momento, como visualiza Vanin.

No caso do trigo e do milho, os produtores precisam vender, mas há outras origens mais baratas e, portanto, competitivas no mercado.

Na visão do analista, o acordo entre Estados Unidos e China precisaria contemplar a retirada da tarifa de 25%. Sem esse ponto chave, o andamento das cotações até esse momento não mudaria.

Enquanto isso, os produtores brasileiros, diante da situação de perda de safra e aumento de custos, estão se afastando dos negócios.

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina