Legado de "seu" Sakae faz Copasul/MS faturar mais de R$ 1 bi/ano

Publicado em 19/08/2019 16:17
Gervásio Kamitani - Presidente da Copasul
Sakae Kamitani deixou uma missão para o filho Gervásio na Copasul/MS: 1 - Produzir média de 70 sacas de soja/ha; 2 - Aprofundar o perfil de solo e; 3 - Diversificar com mandioca

LOGO nalogo

Falecido em 2017 com 86 anos, Sakae Kamitani foi fundador e presidente da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul). Atualmente, quem está na presidência da cooperativa é Gervásio Kamitani, filho de Sakae. Na sede da cooperativa em Naviraí-MS, ele foi entrevistado pelo jornalista João Batista Olivi à frente do memorial dedicado ao pai, aonde se encontram 4 pilares com palavras de sabedoria do fundador, além de flores de cerejeira confeccionadas por produtores da região e colaboradores.

Após 40 anos de atividade, a Copasul ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de faturamento. Uma meta que foi estabelecida para 2020 e atingida em 2017, mesmo ano do falecimento de Sakae. Porém, isso não impede que a nova geração estipule novas metas, estimulando o crescimento contínuo.  "Temos projetos para a fiação de algodão e para fecularia de mandioca, incentivando a diversificação dos associados", explicou o atual presidente da cooperativa.

Dentre outras metas, estão maiores produtividades para soja e milho. Atualmente, a média de produtividade para soja dentre os associados da cooperativa, é de 55 a 60 sacas por hectare, sendo que o custo total (contando arrendamento e operacionalidade) é de 45 a 50 sacas/ha. Já para o milho, a média é de 70 sacas/ha, com custo médio de 40 a 50 sacas/ha, dependendo da gestão da propriedade. A ambição é que a soja atinja de 65 a 70 sacas/ha e que o milho chegue a 100 sacas/ha.

 

        

Confira a programação  do 17º Simpósio da Soja Copasul:

17 simposio da soja

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário