Plantio da soja está atrasado em Japurá/PR e produtividade pode ser prejudicada

Publicado em 30/09/2019 10:52
Trabalhos normalmente começam no dia 20 de setembro, mas até o momento nenhuma área foi semeada. Preocupações já ficam por conta da produtividade da soja 2019/20 e da janela menor para a segunda safra de milho 2020.
Geraldo Bortolato - Produtor Rural de Japurá - PR

Podcast

Entrevista com Geraldo Bortolato - Produtor Rural de Japurá - PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

 

Download

Os produtores de Japurá no Paraná costumam iniciar o plantio da safra de soja por volta do dia 20 de setembro. Porém, nesta safra 2019/20 nenhuma área foi semeada até o presente momento, o que deixa os produtores apreensivos.

Segundo o produtor rural Geraldo Bortolato, entre abril e setembro o município registrou apenas 230 mm acumulados, cerca de 700 mm manos do que a média histórica. Essa situação já reduz o potencial produtivo para a soja e já deixa o alerta ligado para a segunda safra de milho em 2020, que terá uma janela manos favorável.

Diante dessa incerteza sobre o plantio e na busca por rentabilidade em uma safra com margem apertada e após três safras seguidas complicadas (safrinha 2018, safra 2018/29 e safrinha 2019), os produtores ficam com o pé atrás para fechar vendas futuras no patamar de R$ 77,00 a saca, uma vez que a perspectiva aponta mais uma safra problemática.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Japurá/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco