Palotina/PR deve ter que replantar mais de 20% da área de soja devido à falta de chuvas

Publicado em 15/10/2019 10:53
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR
Poucas precipitações e altas temperaturas vão impactar produção da soja, milho, proteína animal e leite

Podcast

Palotina/PR deve ter que replantar mais de 20% da área de soja devido à falta de chuvas

Download

LOGO nalogo

Os produtores de Palotina no Paraná já semearam algo entre 65 e 70% dos 45 mil hectares destinados ao cultivo da soja no município. Porém, neste momento, os trabalhos estão interrompidos e as áreas já plantadas estão sob risco.

Segundo o vice presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmílson Zabot, cerca de 10 mil hectares devem necessitar de replantio no município, que realiza análises para contabilizar o tamanho do prejuízo e saber exatamente o que deverá ser feito.

“Neste final de semana as medições de temperatura de solo chegaram em até 47ºC e a umidade relativa do ar não passou dos 20%”, conta Zabot.

A liderança destaca ainda que essas condições climáticas, além de poder reduzir a produtividade da safra de soja 2019/20, devem impactar a segunda safra de milho 2020, que ficará fora da melhor janela de cultivo, diminuir a oferta de ração para a produção de proteína animal e leite, e dificultar a produção de tilápias, que já sofrem com a falta de água para a renovação dos tanques.

Diante deste cenário conturbado, os produtores ainda não procuram oportunidades para negociar esta próxima safra e já se preocupam com o fechamento das contas, contabilizando o custo de produção, que já era alto, com os possíveis prejuízos.

“O custo de produção vai ser absurdo caso haja a necessidade de replantio, sendo que os investimentos já eram terríveis. As cooperativas e as empresas produtores de sementes já garantiram que haverá sementes disponíveis para replantar e o Sindicato vai trabalhar para que os produtores sejam menos prejudicados e amenizar a situação com os seguros e investimentos do governo estadual e federal”, diz Zabot.

Confira a entrevista completa com o ice presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.

Previsões de chuvas

De acordo com os mapas de precipitação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são previstas chuvas para a região a partir desta terça-feira (15), mas ainda em baixos volumes. Caso haja continuidade destas precipitações, como está previsto, as condições em Palotina podem melhorar.

Veja mais informações sobre o clima:

>> Nova frente fria se forma a partir de 18/10 no Sul do país e se desloca para a região Central promovendo chuvas bem distribuídas

>> Tempo: Sul do BR tem alerta com chuvas intensas e instabilidades chegam ao Centro-Oeste

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Americo Cardoso Fernandes Jesuítas - PR

    A realidade da nossa região é desesperadora..., as ultimas boas chuvas foram dia 31 de Maio, e até hoje já se passaram 135 dias..., neste intervalo choveu apenas 148 mm, plantou-se muita soja com a terra seca, e, para piorar, só choveu em media 6 a 10 mm conforme a localidade..., algumas plantas germinaram, outras brotaram debaixo da terra e secaram, e ainda sobrou algumas sementes que possivelmente irão germinar quando vier a chover..., só DEUS para nos salvar.....

    1