Goiás tem plantio de soja levemente atrasado, mas ainda espera boa produtividade e rentabilidade

Publicado em 18/10/2019 11:04
Ifag projeta área cultivada 2% maior e 5 sacas por hectare a mais na produtividade média do estado. Até o momento cerca de 35% da produção já foi negociada com bons níveis de preços futuros.
Leonardo Machado - Analista Técnico do IFAG

Podcast

Goiás tem plantio de soja levemente atrasado, mas ainda espera boa produtividade e rentabilidade

 

Download

O plantio da safra de soja 2019/20 em Goiás está levemente atrasado até o momento, com 20% da área já semeada, contra 25% do mesmo período na safra passada. No aguardo de novas chuvas, estes trabalhos foram paralisados nesta semana, já que o volume de chuvas está a baixo do normal. 

Segundo o analista técnico do Ifag (Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás), Leonardo Machado, a expectativa é de que o plantio seja retomado nos próximos dias e se estenda até os primeiros dias de novembro. Esse prazo não chega a impactar na produtividade da soja, mas pode causar o encurtamento da janela para a segunda safra de milho em 2020. 

O analista destaca que a expectativa do Ifag é de que a área cultivada nesta safra seja 2% maior do que a safra 2018/19 e que a produtividade salte das últimas 53,33 sacas por hectare para 58,33 sacas. 

Machado comenta ainda que cerca de 35% da produção já foi negociado com preços futuros entre 74 e 75 reais, índices muito semelhantes aos encontrados no ano passado, e que o produtor goiano deve ter bom resultado de produtividade e rentabilidade neste ciclo, caso não haja mais problemas climáticos. 

Confira a entrevista completa com o analista técnico do Ifag no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira