Plantio da soja está paralisado na espera de chuvas em Marechal Cândido Rondon/PR

Publicado em 18/10/2019 11:28
65% da área já foi semeada, contra 95% no mesmo período da safra passada. Até o momento, 8% da parte já semeada precisará ser replantada e situação pode ficar ainda mais complicada caso as chuvas previstas para o final de semana não acontecem.
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR

Podcast

Plantio da soja está paralisado na espera de chuvas em Marechal Cândido Rondon/PR

 

Download

Os produtores de Marechal Cândido Rondon no Paraná plantaram apenas 65% da área destinada ao cultivo da soja na safra 2019/20, o que representa atraso nos trabalhos, que no mesmo período do ano passado já estavam 95% concluídos. Para contribuir ainda mais com essa lentidão, a semeadura está foi totalmente paralisada em função da falta de chuvas. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, a recomendação é que o produtor aguarde a volta das chuvas, previstas para domingo e segunda-feira, para dar sequência em seus trabalhos. Até agora, cerca de 8% da área já semeada terá que ser replantada, mas o número pode ser ainda maior após novas avaliações. 

Outro problema desencadeado por este atraso será a segunda safra de milho, que já enxerga sua janela ideal para cultivo se fechando e, provavelmente, enfrentará dificuldades de produtividade no ano que vem. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto