Plantio da soja é retomado no Paraguai após falta de chuvas e já atinge 90% da área estimada

Publicado em 24/10/2019 11:11
Produtores do país vizinho esperam retomar índices de produtividade da safra retrasada após registrarem até 40% de perda na safra 2018/19 devido ao déficit hídrico
Neivo Fritzen - Produtor Rural

Podcast

Plantio da soja é retomado no Paraguai após falta de chuvas e já atinge 90% da área estimada

 

Download

O plantio da safra de soja 2019/20 no Paraguai já atingiu cerca de 90% do total previsto para esta temporada. Após um período de paralisação dos trabalhos no aguardo de novas chuvas, os produtores do país vizinho conseguiram retomar a semeadura com as precipitações do último final de semana, e devem finalizar os trabalhos nos próximos dias.

Segundo o produtor rural Neivo Fritzen, a expectativa é que, a partir de agora, o clima contribua para o melhor desenvolvimento das lavouras paraguaias e que a produtividade média fique próxima das 55 sacas por hectare, número similar ao da safra retrasada, se recuperando dos 40% de perdas registradas no ciclo 2018/19.

Já quando o assunto é rentabilidade, o cenário não é positivo para os produtores do Paraguai. Fritzen destaca que após vendas para trocas de insumos, poucas oportunidades apareceram para negociações desta safra. Além disso, os atuais patamares de preços não garantem uma boa rentabilidade com as produtividades esperadas.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural do Paraguai no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA
Soja/Cepea: Valorização do farelo e clima adverso mantêm preços do grão em alta
Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil