Emater/PR identifica esporos de Ferrugem Asiática em dois municípios do estado e recomenda inspeção das lavouras

Publicado em 02/12/2019 14:33
Como ainda não foram identificados sintomas da doença em nenhuma localidade, produtores precisam ficar atentos e realizar inspeção das folhas antes de iniciar aplicações de defensivos.
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da Emater/PR

Podcast

Emater/PR identifica esporos de Ferrugem Asiática em dois municípios do estado e recomenda inspeção das lavouras

 

Download

A Emater/PR tem 241 coletores de esporos da Ferrugem Asiática espalhados pelo estado e dois deles já identificaram a presença dos esporos. O primeiro caso reportado aconteceu em Vitorino no sudoeste do Paraná no final da semana passada, e o segundo foi reportado nesta segunda-feira no município de Engenheiro Beltrão no noroeste do estado.

Segundo o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater/PR, Edivan José Possamai, como ainda não foram identificados sintomas da doença em nenhuma planta do estado, a recomendação é que os produtores intensifiquem as vistorias em suas lavouras e que só iniciem as aplicações de defensíveis após a identificação dos sintomas.

Possamai explica que os esporos representam um dos elementos do tripé para a ferrugem, o próximo é a presença dos sintomas da doença e o último seria o ambiente propício, que deve ganhar força com a volta das chuvas nos próximos dias no Paraná.

Outra recomendação é que os produtores fiquem atentos às redes de monitoramento para ferrugem tanto no Paraná, pelo sistema da Emater/PR, quanto no Brasil, através do Consórcio Antiferrugem, quem podem ser acessados nestes links.

Confira a entrevista completa com o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul