Sinop/MT avança na colheita da soja e espera boa produtividade

Publicado em 13/01/2020 10:57
Trabalhos devem ganhar força após o dia 25 de janeiro e expectativa é manter média de produtividade de 58 sacas por hectare. Rentabilidade apertada preocupa produtores, que devem apostar na segunda safra de milho para equilibrar as contas em 2020.
Leonildo Bares - Diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT

Podcast

Sinop/MT avança na colheita da soja e espera boa produtividade

 

Download

A colheita da soja em Sinop no Mato Grosso já começou e atingiu cerca de 4% do total cultivado para a safra 2019/20. A expectativa dos produtores é chegar a até 9% durante esta semana e avançar os trabalhos após o dia 25 de janeiro.

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT, Leonildo Bares, após um início de ciclo complicado devido a falta de chuvas, o desenvolvimento das lavouras foi satisfatório e a projeção é repetir a média de produtividade da última safra em 58 sacas por hectare.

A preocupação fica por conta da rentabilidade após a venda da produção. De acordo com Bares, o custo do frete segue sendo o mesmo, apesar da conclusão das obras na BR-163. Com isso, as vendas acontecem em patamares de R$ 68,00, quando poderia estar em R$ 75,00. Sendo assim, a margem de lucro da safra de soja deve ser entre 7 e 8%, aumentando a necessidade de uma boa segunda safra de milho para equilibrar as contas.

Se depender das perspectivas de mercado para o cereal, que tem alta demanda na região com a chegada de novas usinas, a rentabilidade da segunda safra deve ser boa, mas para isso é preciso ter alta produtividade e contar com a ajuda do clima para o desenvolvimento das lavouras, destaca Bares.

Confira a entrevista completa com o  diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA