Minas Gerais precisa de chuvas nos próximos 10 dias para ainda ter boa safra de soja

Publicado em 16/01/2020 11:02
Chuvas irregulares já diminuíram o potencial produtivo do estado, mas ainda é possível ter boa produtividade com a volta das precipitações. Área de milho para a segunda safra deve ser comprometida e dar mais lugar ao sorgo
Rodrigo Otávio de Araújo Herval - Presidente da Comissão de Grãos da Faemg

Podcast

Minas Gerais precisa de chuvas nos próximos 10 dias para ainda ter boa safra de soja

 

Download

A safra de soja 2019/20 enfrenta dificuldades em Minas Gerais após enfrentar veranico e registrar chuvas irregulares. Apesar de o potencial produtivo da safra já estar comprometido, ainda é possível que a produção seja boa caso as precipitações se regularizem nos próximos 10 dias.

Segundo o presidente da Comissão de Grãos da Faemg, Rodrigo Otávio de Araújo Herval, ainda não é possível definir uma quantidade de perdas e a produtividade deve ficar entre 50 e 60 sacas por hectare caso as chuvas voltem nestes dias e recupere as lavouras.

Quando olha para o mercado, o produtor mineiro encontra oportunidades de negociação por volta dos R$ 80,00, um patamar que, de acordo com Herval, garante uma boa rentabilidade mesmo após o aumento dos custos de produção para este ciclo.

Já para a segunda safra de milho as preocupações são ainda maiores, já que o atraso de 15 dias no plantio da soja deve refletir no estreitamento da melhor janela de cultivo para o cereal no estado. Sendo assim, a Faemg acredita em uma redução da área de milho e no aumento do cultivo do sorgo em 2020.

Confira a entrevista completa com o presidente da Comissão de Grãos da Faemg no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes