Soja do Paraguai recebe boas chuvas e garante altas produtividades

Publicado em 22/01/2020 17:58
Precipitações na hora do enchimento de grãos mantém média de 65-70 s/h na região oriental paraguaia

Podcast

Soja do Paraguai recebe boas chuvas e garante altas produtividades

 

Download

As chuvas, que chegaram tarde sobre o Paraguai, agora estão entrando com mais frequencia nas áreas de soja. No começo, a safra indicava que iria ser mais uma jornada de prejuízos. As precipitações falharam em setembro e chegaram devagarinho em outubro. Agora não há o que reclamar. Choveu praticamente o dia todo nesta quarta-feira e as previsões indicam mais chuvaradas nesta quinta.

-- "Uma benção", diz o agricultor Silvio Preuss, que vê a soja encaixando (enchendo os grãos nas vagens) e mostrando uma produtividade esperada entre 65-70 sacas/hectare. As chuvas, portanto, são a salvação da lavoura.

Ano passado não foi assim. A chuva faltou e, pior, Chicago começou a recuar. Os produtores do Paraguai comercializam a soja de olho na Bolsa pois ali não tem a diferença cambial (a compra e a venda é toda feita em dólar). Quando Chicago cai, como está acontecendo, os produtores do Paraguai perdem. Ou seja, são obrigado a entregar mais grãos para compensar o custo dos pacotes. 

Mesmo assim há paz e tranquilidade nas terras paraguaias. As chuvas compensam as perdas com altas produtividades.

No meio da soja e debaixo de chuva o produtor rural conta ao Notícias Agrícolas as várias fases de sua vida. Silvio Preuss, nascido em Sta. Catarina, está no Paraguai há 41 anos. Seus pais vieram para o Distrito de Nova Toledo quando tinha 4 anos. O objetivo era desbravar o mato fechado e sobreviver. O tempo passou, a soja chegou e a política paraguaia mudou. Hoje tudo está diferente... Asfalto próximo, internet fácil e respeito com quem produz.

-- "Você pensa em voltar para o Brasil?"

--  "Só pra visitar os parentes. Aqui, pra mim, é tudo de bom", conta Silvio, enquanto vê a chuva molhando sua lavoura de 170 hectares. "Vamos ter lucro neste ano, bom para nós, bom para o Paraguai".

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação