Chuvas irregulares comprometem produção de soja no RS mas prejuízos poderiam ter sido menores, alerta pesquisador

Publicado em 19/02/2020 12:24
Faltou cuidado maior com o perfil do solo para permitir que as raízes da soja buscassem água em profundidade
Elmar Floss - Professor e Diretor do Instituto Incia

Podcast

Entrevista com Elmar Floss - Professor e Diretor do Instituto Incia sobre a soja no RS

 

Download

Produtores de soja do Rio Grande do Sul estão sofrendo com a irregularidade de chuvas no estado e a produção local já registra quedas expressivas na produção. Apesar das questões climáticas influenciarem muito na produção, Elmar Floss, Professor e Diretor do Instituto Incia, destaca que também faltou um cuidado maior com o perfil do solo para permitir que as raízes da soja buscassem água em profundidade.

"Muitos produtores temendo aquela previsão de muita chuva, os agricultores anteciparam a semeadura da soja e plantaram inclusive antes da época normal e usando cultivares tipo precoce", afirma. As cultivares, segundo o professor, acabaram florescendo muito cedo, o que já representa um menor potencial no crescimento vegetativo. "E a falta de água final de dezembro até meados de janeiro, acabou fazendo que poucas flores se convertessem em vagem", explica. 

Já a soja que foi semeada no mês de novembro se desenvolveu sem grandes problemas, mas sofreu com o período de falta de chuvas no começo deste ano. Segundo Elmar, também foram registradas perdas nessas lavouras, porém em volumes mais baixos. 

Diante do cenário, a região continua precisando de chuvas para garantir que a quebra de produtividade ainda não seja maior em todo o estado. "Ainda precisa de chuva, claro que nós temos regiões que a chuva praticamente consolida o rendimento, sobretudo para a região mais fria", destaca. 

Elmar destaca ainda que a soja poderia ter resistido melhor às condições de falta chuva, caso alguns cuidados preventivos com o solo tivessem sido tomados. "Quando a gente anda pela estrada a gente observa uma soja pequena, com pouco desenvolvimento e do outro lado da estrada, uma soja verde", destacando que os produtores que construíram um perfil de solo adequado, tiveram um melhor desempenho nas lavouras e a importância dos cuidados adequados. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade