Tocantins avança na colheita da soja e já vendeu 70% desta produção

Publicado em 26/02/2020 10:29
Chuvas fortes que atingem o estado se concentram no período da noite e não chegam a atrapalhar a colheita que já foi finalizada em 45% das áreas. Expectativa é superar média de produtividade da safra passada
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins

Podcast

Tocantins avança na colheita da soja e já vendeu 70% desta produção

 

Download

O estado do Tocantins, assim como o restante da região do Matopiba, registra chuvas fortes nos últimos dias. Apesar disso, os trabalhos de colheita da safra de soja 2019/20 seguem avançando e já atingem 45% da área cultivada, já que as precipitações se concentram no período da noite, permitindo os trabalhos durante o dia.

Segundo o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, as primeiras áreas colhidas apresentaram resultados ruins, já que uma estiagem de 20 dias impactou no desenvolvimento das lavouras, mas as demais partes estão muito satisfatórias. Isso mantém a expectativa de aumentar de 2 a 3 sacas por hectare na média de 50 sacas registrada na safra passada.

A comercialização desta produção também está adianta, com cerce de 70% do total já vendido com preços entre 70 e 75 reais a saca no estado. Um patamar que, de acordo com Buffon, garante rentabilidade, mas não uma grande folga quando se olha para o aumento dos custos de produção.

O estado também deve cultivar entre 200 e 230 mil hectares de milho segunda safra. A liderança destaca que a janela ideal para o cereal se encerra no final desta semana, mas acredita que boa parte da área será semeada até lá.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja Tocantins no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS