Argentina fecha terminais portuários em Timbués/Santa Fé, e puxa complexo soja na CBOT

Publicado em 19/03/2020 11:11 e atualizado em 19/03/2020 14:47
Preços do farelo chegaram a subir mais de 4% em Chicago nesta 5ª feira diante de uma possibilidade da demanda pelo produto argentino migrar para o mercado norte-americano. No Brasil, preços seguem muito sustentados.
Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

Podcast

Mercado da Soja - Entrevista com Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

 

Download
 

O mercado do farelo de soja sobe de forma bastante expressiva nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Chicago e puxa todo o complexo soja, sendo o principal combustível para as altas de dois dígitos registradas neste pregão. O avanço do farelo se dá com o fechamento de cinco terminais portuários na Argentina, na cidade de Timbués,  até o dia 2 de abril como parte de medidas preventivas em relação à pandemia de coronavírus. 

Como explica o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, o município fica ao sul da província de Santa Fé e possui terminais de importantes tradings como LDC, ACA, RENOVA, AGD e COFCO. 

Ainda segundo Araújo, houve certos rumores de que tais medidas poderiam ser implementadas também no Brasil, porém, autoridades portuárias de Santos e Paranaguá já emitiram comunicados informando que por aqui os portos seguem funcionando normalmente. 

"Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques. É por isso que se vê Chicago agora com toda essa demanda. Até agora o mercado não nos diz isso, vimos nossos portos trabalhando normalmente, tomara que continue assim, como também os abates de bovinos, aves e suínos". 

Por: Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco