Argentina fecha terminais portuários em Timbués/Santa Fé, e puxa complexo soja na CBOT

Publicado em 19/03/2020 11:11 e atualizado em 19/03/2020 14:47
Preços do farelo chegaram a subir mais de 4% em Chicago nesta 5ª feira diante de uma possibilidade da demanda pelo produto argentino migrar para o mercado norte-americano. No Brasil, preços seguem muito sustentados.
Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

Podcast

Mercado da Soja - Entrevista com Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

 

Download
 

O mercado do farelo de soja sobe de forma bastante expressiva nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Chicago e puxa todo o complexo soja, sendo o principal combustível para as altas de dois dígitos registradas neste pregão. O avanço do farelo se dá com o fechamento de cinco terminais portuários na Argentina, na cidade de Timbués,  até o dia 2 de abril como parte de medidas preventivas em relação à pandemia de coronavírus. 

Como explica o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, o município fica ao sul da província de Santa Fé e possui terminais de importantes tradings como LDC, ACA, RENOVA, AGD e COFCO. 

Ainda segundo Araújo, houve certos rumores de que tais medidas poderiam ser implementadas também no Brasil, porém, autoridades portuárias de Santos e Paranaguá já emitiram comunicados informando que por aqui os portos seguem funcionando normalmente. 

"Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques. É por isso que se vê Chicago agora com toda essa demanda. Até agora o mercado não nos diz isso, vimos nossos portos trabalhando normalmente, tomara que continue assim, como também os abates de bovinos, aves e suínos". 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja amplia perdas em Chicago nesta 5ª feira, com farelo caindo mais de 2%
Soja abre em baixa em Chicago nesta 5ª (8), com pressão do farelo e mercado à espera das vendas dos EUA
Soja fecha em baixa em Chicago, mas dólar e prêmios firmes melhoram preços nos portos do Brasil
Plantio da soja avança nas regiões Centro e Sul, mas segue lento na região Norte do Mato Grosso do Sul
Soja reduz perdas em Chicago nesta quarta-feira, mas colheita dos EUA mantém pressão sobre preços
Soja abre a quarta-feira próxima da estabilidade em Chicago com colheita dos EUA no radar