Paraguai tem carregamentos de soja parados há 40 dias com problemas de escoamento; negócios estão travados

Publicado em 21/05/2020 10:14 e atualizado em 21/05/2020 16:07
Produtor vem recebendo cerca de US$ 275/tonelada, preços não cobrem os custos e despesas logísticas, com tantos problemas, vêm aumentando e agrava ainda mais o quadro. Milho e trigo também têm preços baixos.
Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios

Podcast

Entrevista com Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios sobre os Preços da Soja

 

Download
 

O Paraguai sofre com severos problemas logísticos nesta temporada, que comprometem e atrasam o escoamento da soja e travam ainda mais negócios que já vinham lentos em função dos preços muitos baixos. Como explica Esther Storch, diretora sócia da DasAgro Corretora e Consultora de Agronegócios, em entrevista ao Notícias Agrícolas, há carregamentos parados há mais de 40 dias por conta do baixo nível das águas do rio Paraná.

A seca levou os níveis a seus menores volumes em 50 anos e travou todo o sistema logístico do país, onde mais de 90% da safra é escoada por hidrovias. As barcaças estão sendo carregadas até somente 65% de sua capacidade e têm que se mover em um ritmo mais lento do que o normal. 

O cenário encarece ainda mais as despesas com transportes em um ano de safra recorde de soja no Paraguai. Segundo Esther, entre safra e safrinha, os sojicultores paraguaios deverão colher cerca de 10,8 milhões de toneladas. Normalmente, até abril, o Paraguai já teria escoado cerca de 50% de suas exportações projetadas, e este ano o volume chega a apenas 35%. 

Assim, se ajustam cada vez mais as margens do produtor. Com o comércio local todo sendo feito em dólares, a média do preço pago ao sojicultor tem estado na casa dos US$ 275,00 por tonelada, o que nem ao menos cobre seus custos de produção. 

A agroindústria também sofre e já perdeu cerca de um mês de processamento em função destes problemas e também de um atraso que foi registrado no início da colheita. 

"Por mais que tenhamos muita soja, não teremos tempo para consumir ou exportar o que se precisa aqui no Paraguai", relata Esther. E a situação acarreta ainda problemas de armazenagem e preocupação com a chegada da nova safra de milho, praticamente a 30 dias da colheita.

Dessa forma, a diretora da DasAgro reforça que "o problema de logística não se resolverá com água no rio, isso vai durar até o final do ano e podemos ter um estoque de soja muito elevado, e isso prejudica muito internamente", conclui. 

E leia ainda:

>> Argentina vê complexo de soja comprometido pela desvalorização cambial, logística e coronavírus

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação