Soja em Chicago adota estabilidade diante de informações conflitantes sobre suspensão das compras e novas aquisições chinesas

Publicado em 01/06/2020 17:20 e atualizado em 01/06/2020 20:40
Logo após especulações de que empresas estatais da China deixariam de comprar soja dos EUA, um anúncio de aquisições de 3 a 4 navios teria confundido mercado
Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado

Podcast

Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download
 

A segunda-feira (1) foi de muitas novas notícias para o mercado internacional de soja e mais ainda de especulação. E frente a informações desencontradas, as cotações terminaram o dia com estabilidade na Bolsa de Chicago, com o julho sendo cotado a US$ 8,40 e o agosto, US$ 8,43 por bushel, ambos com perdas de apenas 0,25 ponto. 

O dia começou com as informações de que a China teria pedido a suas estatais que suspendessem compras de soja e carne suína dos EUA, porém, no final da tarde, recebeu a notícia de que a nação asiática teria comprado de três a quatro navios da oleaginosa norte-americana e os rumores confundiram o mercado. 

"O mercado fechou estável tentando entender qual destes dois rumores seria o verdadeiro", disse o analista de mercado Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado. Mais do que isso, é sabido ainda que a China precisa comprar dos EUA, mas mantém um importante foco no produto brasileiro. 

Segundo Gutierrez, será determinante acompanhar as próximas notícias sobre as relações entre China e EUA, uma vez que o Brasil sozinho não conseguirá atender às necessidades chinesas e a nação asiática terá de se voltar ao mercado americano em dado momento. 

MERCADO BRASILEIRO

A semana não começa com grandes volumes de negócios no mercado brasileiro, uma vez que os preços em reais por saca caíram consideravelmente nas últimas semanas, especialmente na última. 

O destaque, porém, foram os prêmios. As principais posições de entrega subiram entre 5 e 10 cents de dólar, como já vinha sendo esperado pelo mercado desde que os rumores da suspensão surgiram no mercado. 

Por: Aleksander Horta e Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade