Por que o mercado avalia o produtor pela produtividade e não pelo que sobra? pergunta Paulo Nicola

Publicado em 06/07/2020 18:21 e atualizado em 17/07/2020 11:30
Entrevista com Paulo Nicola, empresário e produtor rural de Santiago/RS
Paulo Roberto Nicola - Empresário e Produtor Rural na Região de Santiago/RS

MAIS VÍDEOS COM PAULO NICOLA SOBRE MERCADO DA SOJA E GESTÃO FINANCEIRA, clique aqui

Podcast

Por que o mercado avalia o produtor pela produtividade e não pelo que sobra?

 

Download

Recentemente, soja voltou a ultrapassar 9 doláres/buschel em Chicago, elevando os preços nos portos brasileiros a 10 dólares/buschel (ao se adicionar os premios de entrega). Já na roça, fazendo o cambio e retirando o custo do frete, o preço chegou, na média, acima de R$ 100 a saca. Por isso é espantoso saber que, apesar das altas cotações, ainda muitos produtores acabam falindo e entregando suas lavouras para quem tem liquidez nas mãos.

Para o produtor rural e empresário Paulo Nicola (de Santiago/RS), esse fato não é exceção e, infelizmente, está atingindo muitos produtores que estão sem saída, a não ser entregar suas propriedades e lavouras para arrendatários que tem dinheiro nas mãos.

--" Falta gestão financeira nas propriedades", sentencia ele. "O pessoal está sempre correndo atrás, e parece que nunca sobra dinheiro. No entanto o negócio soja é o mais lucrativo que temos no País; basta fazer o controle do custo e acompanhar o mercado para vender sempre que o lucro aparece".

Comparando seus dados com as médias de preços e de produtividade, Paulo Nicola diz que é preciso mudar a cultura da produção brasileira. "Precisamos deixar de focar as altas produtividades e darmos importancia na quantidade de sacas que sobra para o produtor".

Nicola ensina que, mesmo em anos de baixas produções, ele sempre retira acima de 10 sacas de lucro. Qual a mágica? "simples, responde, basta guardar as sacas que vc colhe acima da média nos anos bons para equilibrar com os anos de safra ruim". Mas, como saber a hora de comprar e vender? Paulo responde: "anotando, fazendo contas simples, coisas que qualquer um pode fazer em sua propriedade, e isso é a base da administração financeira" .

A partir desta entrevista, Paulo Nicola (autor de dois livros sobre gestão "A Lógica da Economia Rural", e "Lucre Sempre com a Soja"), está se proprondo a realizar uma série de entrevistas ao Notícias Agrícolas para aprimorar aquilo que mais falta ao sojicultor brasileiro, a gestão financeira de sua propriedade.

-- "É espantosa a quantidade de gente que está no risco, mesmo com os preços excepcionais que estamos vivenciando. Por isso é bom prestar atenção nas contas", adverte o mais novo colaborador do Notícias Agrícolas. 

(A nova abordagem sobre a administração financeira está marcada para a próxima sexta-feira, 17 horas, ao vivo. Acompanhem).

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes