Compras de pacotes fechados oneram em 25% o preço dos insumos nas revendas, alerta Paulo Nicola

Publicado em 17/07/2020 17:04 e atualizado em 20/07/2020 10:50
"Fuja dos kits completos; você perde dinheiro e diminui seu lucro", alerta o produtor de Santiago/RS
Paulo Roberto Nicola - Empresário e Produtor Rural na Região de Santiago/RS

 

MAIS VÍDEOS COM PAULO NICOLA SOBRE MERCADO DA SOJA E GESTÃO FINANCEIRA, clique aqui

Podcast

Entrevista com Paulo Roberto Nicola sobre a Terceira aula de comercialização de soja

 

Download


O produtor rural e empresário Paulo Roberto NIcola, do município de Santiago (centro-oeste do RS), está alertando a quem planeja fazer suas compras de insumos para "fugirem dos pacotes fechados, os kits completos, impostos pelas revendas no País". "Você perde de 22 a 26% no valor dos produtos", diz Paulo Nicola, autor de 2 livros sobre gestão da propriedade rural.

Nesta nova entrevista sobre administração financeira da propriedade rural,  Paulo Nicola resolveu focar nas despesas contraídas pelo produtor. 

"A venda da soja é um fator que está fora de seu alcance, pois o preço é formado na Bolsa. Não que ele não tenha de ficar atento para o melhor momento de venda, mas são as compras que precisam ficar sob seu controle; e é aí que, infelizmente, o produtor se perde", explica.

E continua:

"A culpa não é do produtor, mas sim das pedras que ele encontra pelo caminho; uma delas, uma "pedrona", está nos balcões das revendas quando o produtor, sem financiamento próprio, se sujeita a adquirir os insumos à base de troca por sacas de soja; aí ele é presa fácil dos donos das revendas, que impõem sobre ele a exigencia dos kits completos dos pacotes dos insumos".

Paulo diz que o produtor, sem margem de manobra, mesmo não precisando de muitos dos produtos contidos no pacote, é obrigado a levar os penduricalhos... E isso é fator de aumento de custos e de uma verdadeira sangria nas contas do produtor rural.

Com base em documentos e em experiencia própria, Paulo prova que os produtos contidos nos pacotes (cujos preços nunca são abertos aos comprador), são de 22 a 26% mais caros que se ele (produtor) comprasse à vista.

" Ele precisa fugir dessa verdadeira extorsão; e é para isso que ele precisa ser hábil na gestão financeira. Ele precisa ter liquidez (dinheiro) para reduzir suas despesas. E ele só consegue essa liquidez quando obtém margem de lucro. Então, todo cuidado com esse item fundamental da administração, que são as compras".

Pauo Roberto Nicola volta a alertar: "Estamos no melhor momento para fazer as compras. A relação custo/venda está 25% favoravel ao produtor. Mas para isso ele precisa guardar parte do lucro e contar com a liquidez para comprar mais barato. Dinheiro faz dinherio", lembra o produtor/empresário e orientador financeiro.

Essa entrevista (a 3a.) faz parte de uma série que Paulo Roberto Nicola, em conjunto com o Notícias Agrícolas, pretende realizar para que haja um aprendizado básico de administração financeira dentro das propriedades.

"Muitas familias estão perdendo suas propriedades, arrendando as lavouras para quem sabe fazer gestão. Essa cultura, da economia feita na ponta do lápis (ou do computador) precisa ser de dominio de todos, para o bem do Brasil".

(Acompanhem esse seu 3.o depoimento no vídeo acima). 

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul